317 franciscanos foram certificados e estão aptos a entrar no mercado de trabalho

certificacao sedec 2015 1 A Prefeitura de São Francisco do Conde certificou nesta segunda-feira, dia 01 de junho, 317 alunos que concluíram cursos profissionalizantes nas áreas de Salvatagem, Solda, Rotinas de Pessoal, Atendimento ao Cliente, Recepcionista, Rotinas de Escritório, Técnicas de Vendas, Promoções de Vendas e Vitrines Criativas. Todos os cursos foram oferecidos gratuitamente, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC.

Nos últimos 5 meses, 170 novas vagas de emprego foram captadas através do SineBahia no município e 55 novas empresas foram abertas na nossa cidade. Hoje, o quadro de funcionários da Prefeitura possui mais de 5 mil servidores, além deles ainda temos garantido vagas de emprego para a população de forma indireta através de empresas como a Gocil, MM, Viverde e o Instituto Cardiológico da Bahia, que administra o Hospital Célia Almeida Lima. Muito além das vagas de trabalho, a Prefeitura também investe em bolsa universitária para mais de 800 estudantes de nível superior e cerca de 4.600 famílias estão inseridas no PAS (Programa de Acolhimento Social), que garante renda as famílias que estão passando por dificuldades. Estamos fazendo a nossa parte e também investindo em capacitações profissionais como essas certificadas hoje aqui”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Amarildo Guedes.

O secretário terminou a fala dizendo: “Com a ampliação da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) no nosso município vão ser ofertadas mais diversas vagas na área da construção civil e nós estamos nos preparando para oferecer estes cursos, garantindo que a mão de obra seja toda local”, concluiu.

certificacao sedec 2015 2

A abertura do evento na Câmara de Vereadores contou com as apresentações do Coral Juventude e Arte do Recôncavo, do bairro de São Bento, e da voz e violão do cantor Diego Rodrigues. O evento também teve a palestra motivacional de Vitoriano Garrido, administrador com pós-graduação em psicologia pela Universidade de Nova York, que falou sobre motivação: “estamos na era da educação continuada. O capital intelectual ninguém pode tirar de vocês”, frisou  o professor Garrido.  Além disso, ele falou sobre a importância do funcionário público: “O funcionário público é diferente dos outros, pois atua com a esperança das pessoas, cuida do irmão e essa é uma missão linda. A missão de acalento, receber bem e tratar bem a sua comunidade”, frisou

Já a especialista em RH, Lídia Leiva, da empresa Acredite RH, que ministrou alguns dos cursos ofertados relatou que: “Esses cursos são a ferramenta de mudança que vocês precisavam para voar”. Representando os alunos dos cursos que foram ofertados, Ana Cláudia, de 29 anos, moradora de Santo Estevão, agradeceu a equipe da Acredite RH e da SEDEC. “O mercado de trabalho é cruel e temos que estar preparados. Com estes cursos, nós temos hoje as habilidades necessárias para fazer o diferencial”. Também estiveram na mesa de abertura: os vereadores Venilson Chaves (Cravinho) e Mário Nogueira; Luis Henrique, da COOMAR (Cooperativa de Profissionais Marítimos); Pablo Braga, do SENAI; Rosana, da Acredite RH; Edilson Machado, coordenador de cursos da SEDEC.

certificacao sedec 2015 3

Quem também participou da mesa e falou durante os discursos foi o assessor especial e  ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Costa e Silva, que revelou: “Desde 2009, cerca de 4 mil franciscanos foram capacitados no município através da SEDEC. Esse número não é pequeno e mostra o comprometimento da gestão com qualificação dos seus cidadãos”. Ele também lembrou da prefeita Rilza Valentim (in memoriam), que deu início aos trabalhos de capacitação no município. Paulo César destacou que pela primeira vez os municípios circunvizinhos que compõem o Trevo do Petróleo, abriram diálogo com a Refinaria Landupho Alves para pleitear vagas para os moradores destas cidades e que com isso mais de 500 empregos foram gerados, graças ao intermédio dos gestores.

Por fim, o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, parabenizou os estudantes que concluíram os cursos e falou sobre o prédio da SEDEC, que também abrigará salas para cursos e capacitações. “Nós estamos pensando e correndo atrás de formas para ajudar a população a conseguir uma vaga no mercado de trabalho até porque a Prefeitura não tem como ajudar todos. Eu estive em São Paulo, na região do ABC paulista vendo como eles conseguiram aumentar o pólo industrial naquela área e estamos pensando em trazer esse desenvolvimento para o nosso município”.

Skip to content