320 famílias vão passar o Natal de casa nova

10616123_644928135617333_9076006925982639028_n

A segunda-feira, dia 22 de dezembro de 2014, acaba de entrar na história de São Fracisco do Conde como a data em que 320 famílias franciscanas receberam as chaves das novas moradias no Residencial São Francisco, no Gurujé, através de uma parceria entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal, que entregou os apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida. O local de entrega das chaves e assinatura dos contratos foi o Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão.

Era nítida a emoção das pessoas contempladas, como Patrícia Santana Teixeira, que vai sair do aluguel para morar em uma casa própria. “Eu chorei. Fiquei muito emocionada. Eu tô muito feliz. Tenho esse sonho há 20 anos. Esse ano vou passar o Natal com meu namorado, minha neta e minha filha na casa nova. Esse é um grande presente” .

Maison Jesus Reis também está realizando um sonho, junto com sua família: “essa casa é uma benção de Deus nas nossas vidas. O melhor presente de Natal que a gente poderia receber. Agradeço a Deus, a Prefeitura Municpal e não podemos esquecer que esse sonho começou com a prefeita Rilza Valentim. Queria que ela estivesse aqui pra ver isso”. Josília da Luz, futura moradora do conjunto, também se emocionou: “eu sempre esperei esse dia chegar e agora que chegou eu não consigo acreditar”.

Na mesa solene do evento, o clima também foi de emoção. “Este Natal ficará guardado na minha memória como um dos mais perfeitos da minha vida, por poder estar aqui vendo a emoção nos olhos de vocês. Hoje, o dia é de festa para nosso povo”, declarou o prefeito do município, Evandro Almeida.

A minha emoção hoje é idêntica a de vocês. É mágico poder estar aqui vendo o sonho de 320 famílias sendo realizado. Famílias como a de Dona Edna, que sonhou durante 31 anos poder dar uma quarto pra sua filha. Nós estamos aqui trabalhando para mostrar que é possível fazer mais. Sabemos da nossa demanda, mas momentos como esse nos impulsionam”, afirmou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária Ruy Barbosa.

Já o secretário de Desenvolvimento Social, Aloisio Oliveira, e o vereador Eliezer de Santana também lembraram que este projeto começou com o empenho da então prefeita do município, Rilza Valentim (in memoriam). “Rilza tinha uma missão que era cuidar de pessoas, esse continua sendo o nosso norte. Desenvolvimento Social não se faz apenas com assistência e sim dando condições de moradia, educação e saúde”, concluiu Oliveira.

Após o ato solene, os moradores foram organizados para fazer a assinatura dos contratos de suas novas casas e pegar as chaves do conjunto. Eles já podem começar a se mudar a partir do dia 23 de dezembro, terça-feira.