3º Seminário Regional de Proteção e Defesa Civil começou em São Francisco do Conde

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 14 de março, a abertura do 3º Seminário de Proteção e Defesa Civil, que tem como tema “Preservar a história, prevenir o futuro”. O evento tem o apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Serviços, Conservação e Ordem Pública – SESCOP, em parceria com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil – SUDEC do Governo do Estado.

O Seminário continua nos dias 15 e 16 de março, das 08h às 17h, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. O objetivo é capacitar coordenadores municipais de Defesa Civil com conhecimentos em gestão de risco e gerenciamento de desastres.

O evento reuniu autoridades, a exemplo do prefeito Evandro Almeida, dos secretários Carlos Alberto Bispo Cruz (secretário de Governo e vice-prefeito do município) Amarildo Guedes (Serviços, Conservação e Ordem Pública e Renato Costa Rosa (Meio Ambiente, Agricultura e Pesca); os vereadores Edcarlos de Almeida Vasconcelos (Pita de Gal), Clebeson da Silva (Moriel), Luiz Alberto Santana Cruz (Luiz de Nem);  do coordenador da Defesa Civil no município, Hebert Ruy Costa. Além do assessor parlamentar José Raimundo Fonseca (representando o presidente da Câmara Venilson Souza Chaves); Luiz Edmundo Prado Campos (Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia CREA); Itajacy Diniz Garrido (diretor do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET) e representantes da superintendência de proteção civil e pároco Frei Rogério.

O coordenador da Defesa Civil, destacou que “Escolhemos esse tema “Preservar a história, prevenir o futuro”, pois acreditamos que precisamos preservar nossa história”, destacou Herbert Ruy Oliveira Costa.

O secretário de Serviços, Conservação e Ordem Pública, Amarildo Guedes, revelou que o prefeito Evandro Almeida foi pioneiro entre os gestores da região ao implantar a Defesa Civil no município. O secretário ainda esclareceu boatos de que a Prefeitura de São Francisco do Conde pretendia acabar com a categoria dos mototaxistas e frisou que o compromisso da gestão é criar emprego e renda para a comunidade e apoiar aqueles que desejam trabalhar de forma digna e honesta.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa, frisou a importância do trabalho da Defesa Civil, tendo em vista que a equipe realiza também ações de combate às queimadas e atua contribuindo para defesa do meio ambiente.

O prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância da Defesa Civil: “Acredito na Defesa Civil e nos precursores desse trabalho em nossa cidade. Precisamos valorizar a Defesa Civil, tanto quanto a cooperação dos bombeiros, pois o papel de vocês é salvar vidas. Começamos amanhã a Operação Chuva, mas muito antes já nos preparamos com ações de prevenção que vão garantir que a cidade não sofra tanto com o período de chuva”, afirmou o gestor.

O vice-prefeito e secretário de Governo, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), parabenizou a equipe da Defesa Civil pelo trabalho eficiente, realizado na Ilha do Paty – localidade que vem sofrendo com queimadas. “Nessas horas vocês precisam ser um pouco médicos e psicólogos, pois a situação é complexa”.

Ele também frisou as marés de março, que são mais fortes, e pediu a equipe que esteja vigilante aos possíveis problemas.

Na sequência, aconteceu uma palestra sobre a Situação das Encostas na Região, com Luiz Edmundo Campos.

Já no período da tarde acontece a palestra: Atenção Psicossocial em Situação de Desastres, com Geisa Melo (psicóloga especialista em desastres) e Previsão Climática para o Segundo Semestre (Itajacy Garrido, diretor do INMET) e Sistema Integrado de Informações de Desastres, com Vitor Gantois (superintendente adjunto).

 

Skip to content