4ª Conferência Municipal de Cultura

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou a 4ª Conferência Municipal de Cultura nos dias 17 e 18 de outubro deste ano. O evento reuniu autoridades municipais, artistas e profissionais da cultura.

A conferência aconteceu no auditório 2 de Julho da Secretaria Municipal de Educação. No primeiro dia, em 17 de outubro, começou às 8h e incluiu credenciamento, apresentação cultural, leitura e apresentação do regimento interno, além da formação da mesa de abertura institucional. Houve também intervenções culturais e um pronunciamento online da Ministra da Cultura, Margareth Menezes.

No período da tarde, discutiram temas como “A democratização da Cultura, ações afirmativas e transversalidade como Potência no Município de São Francisco do Conde” e “Democratização da Cultura como Mecanismo de Fortalecimento das Políticas Culturais.” Foram abordados três Eixos Temáticos: 1- Democratização do acesso à cultura, participação social, direitos e linguagens digitais; 2- Identidade, patrimônio, memória, economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; 3 – Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural.

No dia 18 (quinta-feira), o evento promoveu oficinas de Portfólio e release, oficina de áudio visual, e uma oficina de orientação e esclarecimento dos editais municipais da Lei Paulo Gustavo. Neste último dia, o evento começou às 8h e encerrou às 17h.