A Intolerância religiosa no ambiente escolar é tema do I Café filosófico da SEDUC

A Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, através do Programa Educa Chico – PEC, promoveu na manhã  de quarta-feira (05), o I Café Filosófico . O tema escolhido para a primeira edição deste projeto  foi “A Intolerância religiosa no ambiente escolar”.

A atividade foi voltada para a equipe técnica, partindo do pressuposto de que a escola é o espaço para o exercício da laicidade conforme Constituição Brasileira de 1988. O Coach e professor Anailton dos Anjos, coordenador do Educa Chico, fez a abertura pontuando a necessidade de estabelecer um currículo favorável e espaços de discussões para quebra do paradigma das práticas e posturas religiosas historicamente dominantes  favorecendo, assim, o respeito à diversidade no ambiente escolar. “O Programa encontra na sua instrumentalidade razões plausíveis para tal discussão, por reconhecer a escola como o lugar das possibilidades e das aprendizagens para além dos conteúdos específicos de cada disciplina agregando tal temática”, reforçou Anailton.

A professora Eliane Costa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB também esteve presente e contribuiu com a reflexão a partir do processo de colonização que criou  diversas formas de ferir a dignidade das pessoas a partir da raça. Ela pontuou  o modo como a hegemonia burguesa branca  influencia e afeta diretamente o modo de pensar, de fazer e dos saberes, estabelecendo assim a valorização de um grupo em detrimento da depreciação de outro e que isso vai estar explicitado no preconceito, na discriminação, racismo e na intolerância religiosa.

O café filosófico abre a possibilidade de novas posturas profissionais e dá voz e visibilidade à questão social que não pode passar despercebida no ambiente escolar.