A juventude franciscana compareceu a 3° edição do Sistema Kalakuta

kalakuta 2015 2

No último domingo, dia 25 de outubro, a juventude franciscana compareceu a 3° edição do Sistema Kalakuta e foi agraciada com música, arte e cultura. Além dos jovens do município, os alunos africanos da Unilab também marcaram presença na atividade. Durante o evento foi celebrado aqui e no mundo inteiro o Fela Day, celebração em homenagem ao músico nigeriano Fela Anikulapo Kute.  E São Francisco do Conde não poderia deixar de participar de uma agenda internacional que tem como objetivo refletir sobre a trajetória política e musical do artista nigeriano.

O objetivo central do Fela Day é não somente disseminar a música Afrobeat de Fela Kute, mas explorar aspectos do seu pensamento e posicionamento político. O Afrobeat não é apenas um gênero musical, mas um complexo entrelaçado entre arte e política voltada para as questões étnicos-raciais e de Pan-africanismo.

Conhecido por usar sua música como principal arma na luta contra o “Imperialismo”, Fela Kute se tornou bastante popular entre os cidadãos nigerianos em meados da década de 70, ao acrescentar elementos do Soul, Funk e Jazz norte americano ao HighLife de Ghana, criando o que hoje conhecemos como: Afrobeat.

Skip to content