A luta contra o câncer começou em São Francisco do Conde

outubro rosa 3

Em São Francisco do Conde, governo municipal e população se uniram e foram às ruas mostrar sua força na luta contra o câncer de mama. A doença é o segundo tipo da doença que mais mata mulheres no mundo, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Para celebrar a chegada do mês de outubro – quando se comemora o mês internacional da luta contra o câncer – através do evento intitulado de Outubro Rosa, centenas de pessoas entre comunidade, autoridades e servidores públicos foram as ruas alertar as mulheres sobre a importância do disgnóstico precoce.

Uma caminhada abriu o Outubro Rosa, saindo de São Bento em direção a Orla Marítima. No final, aconteceram atividades de alongamento, além de avaliação nutricional e de IMC (Índice de Massa Corpórea), aferição de pressão arterial e glicemia. Entre os participantes estiveram o grupo de mulheres franciscanas “As Poderosas”, que tiveram o diagnóstico da doença, mas com luta e perseverança venceram o câncer e, hoje, ajudam outras mulheres que enfrentam o desafio. Vilma, a líder do grupo fez um discurso emocionado: “esse é um dia especial, pois a comunidade está unindo forças no combate a uma doença, que tortura e machuca mulheres e famílias em todo o mundo. Pensando nisso, criamos o grupo ‘As poderosas Iluminadas’, feito por mulheres treinadas para ajudar”.

O prefeito Evandro Almeida acompanhou todo o percurso, fez exercícios junto com a comunidade e falou sobre a importância de ações como esta. “Temos que nos espelhar no exemplo das nossas Poderosas, que não se deixaram abater pela doença e lutam com garra contra o câncer, ajudando outras pessoas. No que depender desse prefeito, vocês sempre terão apoio para continuar ajudando outras mulheres da nossa cidade. Em novembro, vamos mostrar que nós, homens, também  estamos nessa luta”, garantiu o gestor falando também do Novembro Azul, movimento de prevenção ao câncer de próstata. Além disso, o prefeito lembrou o Dia do Idoso saudando a terceira idade.

Já o secretário da Saúde, Alberto Jorge Mattos, parabenizou o grupo de mulheres e salientou que: “quando queremos de verdade fazer algo não precisamos de cargo público, essas mulheres são um exemplo dessa vontade de trabalhar em prol do outro. É importante lembrar que homens também podem desenvolver câncer na mama”, frisou.