A Prefeitura aderiu ao programa Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq

prefeito amigo criança1

A Prefeitura de São Francisco do Conde aderiu ao Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), da Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Com a adesão, o prefeito assume compromissos que estão ligados às áreas de saúde, educação, proteção social e orçamento e devem ser executados durante os quatro anos de governo.

O Programa elege indicadores os quais o governo municipal deve melhorar, disponibilizando por meio eletrônico o MAPA-PPAC, que contém indicadores e que o município deve preencher e que retratem a situação da criança e do adolescente. Com isso o município passa a ter o diagnóstico da situação. A partir desse diagnóstico o prefeito estabelece metas a serem atingidas durante sua gestão, e para atingir as metas estabelecidas ele define as ações e as políticas públicas que serão desenvolvidas. Então o município passa a ter um diagnóstico, metas de gestão e plano de ação.

A Abrinq monitora os indicadores durante os 4 anos de governo e, no último ano faz uma análise geral dos indicadores, para ver quais os municípios que cumpriram as metas estabelecidas. Após a análise, se houve melhora dos indicadores o Prefeito é reconhecido como Prefeito Amigo da Criança.

O município aderiu ao programa e instituiu a comissão de acompanhamento das atividades, cuja presidente é a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistencia Social – CREAS, Tânia Maria do Sacramento Amorim e como articulador Adailton Agra, da Gerência de Atenção à Criança e ao Adolescente.  O termino do mandato deles é em dezembro de 2016.

Confira o nome dos demais representantes do município:

Raimunda Monteiro – SEFAZ

Maria Cristina Barreto – SESAU