A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação – SEDUC através do Departamento de Projetos – DEPRO está realizando o projeto “Cine Educação”, voltado para os estudantes da Rede Pública Municipal da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.

As sessões acontecem uma vez por semana e são exibidas no Auditório 2 de Julho na SEDUC, pelo turno da manhã. A cada sessão participam duas a três turmas das escolas municipais.

O objetivo do projeto é incentivar a inclusão da arte no processo educacional através do uso de filmes nacionais integrados a proposta pedagógica da escola, para isso são adicionados ao planejamento educacional filmes com temáticas importantes no cenário educacional, como bullying, preconceito, racismo, entre outras.

Além disso, a iniciativa possibilita o fortalecimento do consumo da arte nacional e a abordagem de temas importantes educacionalmente e socialmente de maneira lúdica e mais compreensível.

O Projeto Cine Educação vem para atender a disposição legal da Lei 13.006/14 que altera a LDB n° 9.394/96 e estabelece a obrigatoriedade da exibição de filmes nacionais nas escolas da educação básica, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular/ BNCC.

“É um Projeto muito legal de desenvolver, pois todos amamos o cinema, e a oportunidade de dialogar com os estudantes utilizando a linguagem artística é extremamente produtiva”, contou Marilene Costa Vieira, Diretora de Projetos da SEDUC.

O uso de filmes na educação contribui para despertar a atenção dos estudantes, estimula o cérebro dos alunos e facilita a compreensão de temas passados e atuais. Isso é possível porque a linguagem interativa é melhor absorvida e sensibiliza acerca de assuntos necessários à formação curricular.

Cinema na escola possibilita o fortalecimento pelas artes, desperta o senso crítico e retém a atenção dos estudantes para assuntos que normalmente eles deixariam passar nas aulas expositivas.