A XIV edição da Taça Baiaco de Futebol de Areia movimentou​ o fim de semana em São Francisco do Conde

A XIV edição da Taça Baiaco de Futebol de Areia movimentou​ o fim de semana esportivo em São Francisco do Conde. Os jogos aconteceram no último sábado (06), no campo localizado atrás da rodoviária. A competição foi realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE e é uma competição entre times internos do município, cujo objetivo é fazer uma homenagem ao ídolo franciscano Edvaldo dos Santos, o Baiaco, ex-jogador do Esporte Clube Bahia.

Oito times participaram da competição com confrontos direitos até a grande final, foram eles: o time da Rua da Fonte do Mato, Corre ou Morre, Nova São Francisco, Atrevidos – do bairro de São Bento, Santa Rita, além dos times Família Barreto, Vida Saudável e Potencial.

A disputa pelo primeiro lugar foi acirrada e no final da competição sobraram os times “Atrevidos”, do bairro de São Bento, e o time da Rua Fonte do Mato. Pelo placar de 4×2, o time “Atrevidos” foi o grande campeão da XIV Taça Baiaco de Futebol de Areia e, além do troféu e das medalhas, também garantiu o prêmio de R$ 800,00. O vice-campeão ficou com R$ 400,00.

O presidente da Câmara e vereador Venilson Souza Chaves, mais conhecido como “professor Cravinho” é o idealizador do projeto que se iniciou no ano de 2004 e, desde então, faz parte do Calendário​ Esportivo do Município. “Nós ficamos satisfeitos porque a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes abraçou esse projeto que homenageia Baiaco, esse grande atleta franciscano e ídolo do Bahia. O esporte é um dos instrumentos mais fáceis para atrair a juventude, assim como os eventos culturais que proporcionam para a juventude um enriquecimento de conteúdos proveitosos, que com certeza irá ajudar na formação direta dos jovens que participam dessas ações esportivas e culturais no município”.

Para o diretor de Esportes da SEDESE, Adailson Araújo, “a Taça Baiaco de Futebol de Areia é um projeto transformador que atua com um viés social para afastar a juventude franciscana das drogas. Um trabalho de reconhecimento social e pedagógico, não só visando o alto rendimento, mas também a ressocialização e a integração de toda sociedade”.

Também nessa perspectiva, o superintendente de Esportes da SEDESE, Francisco de Assis Filho, enfatizou o poder transformador do esporte. “O esporte é uma ferramenta de transformação social e nós precisamos levar essa atividade para que juntos possamos tornar a sociedade mais justa através do esporte, proporcionando também mais qualidade de vida a partir de um momento de lazer”.

Edvaldo dos Santos, o Baiaco, ex-jogador do Esporte Clube Bahia e ilustre franciscano, falou sobre a emoção de ser homenageado. “Eu me sinto muito feliz por essa homenagem e, assim como eu, Osmar também é um grande ídolo do esporte que também merece essa homenagem. Essa competição serve para descobrir outros grandes talentos do futebol aqui em São Francisco do Conde”.

Osmar dos Santos Machado, ex-jogador e também ídolo do Esporte Clube Bahia, falou sobre a importância da realização de eventos esportivos no município. “Esse projeto, assim como tantos outros que já foram realizados em São Francisco do Conde, é muito importante para incentivar os novos talentos da nossa cidade, além de servir como uma ocupação para os jovens do município”.