Academia de Letras e Arte empossa nova diretoria e comemora 10 anos de fundação

Em uma Sessão Solene realizada na última quarta (31), a Academia de Letras de São Francisco do Conde comemorou o seu Decenário e deu Posse a nova Diretoria encabeçada por Jotta Fonseca – presidente, Atila Santana – vice-presidente, e Ana Clara – secretária.

A solenidade também comemorou os 131 anos de nascimento de Mário Augusto Teixeira de Freitas, filho do município e fundador do IBGE.

O evento foi realizado pela plataforma Google Meet, devido a Pandemia, e contou com a participação de convidados ilustres, músicos, artistas, além dos membros de Academias de Letras de outros estados.

O Presidente convidou para a mesa de honra o Secretário de Governo do município, Eliezer Santana, representando o Prefeito de São Francisco do Conde, o Secretário de Cultura e Turismo, Robert Alexandre, o Vereador Edcarlos Vasconcelos (Pita de Gal) representando o Legislativo, e a Dra. Zenira Ramos, representando os saudosos Osmar e Osman Ramos (in memorian). Além do Dr. José Carlos Araújo, autor do Projeto de Lei instituindo o dia 31 de março como Dia Municipal da Cultura, e da Dra. Mirian Reis, Diretora da Universidade Federal UNILAB – Campus dos Malês, representando a Comunidade Acadêmica.

Em seu discurso de Posse, Jotta Fonseca reafirmou seu compromisso de trabalhar junto à entidade, para tirar do anonimato os pensadores que precisam ter seus trabalhos reconhecidos. Disse também que já na próxima semana, irá traçar uma agenda com as autoridades competentes, visando estabelecer uma parceria com a Academia de Letras para dar funcionalidade para a Casa Museu Teixeira de Freitas, Patrono da Confraria.

“Precisamos manter viva a nossa memória com a preservação do nosso patrimônio artístico cultural” afirmou o presidente.

Vale lembrar ainda que a Academia de Letras teve uma importante participação na campanha para o início da Restauração do Convento de Santo Antônio, como lembrou a Professora Ana Clara, refirmando o compromisso do colegiado neste sentido.

Após a solenidade, artistas e poetas realizaram um Sarau Virtual, com recital de poesia e boa música.