Ações conjuntas certificam jovens aprendizes e beneficiam grupos culturais do município

Festival de Samba10

No mês em que se comemora o Dia Samba, o município de São Francisco do Conde aproveitou o momento para realizar eventos conjuntos na Câmara de Vereadores. Na última sexta-feira, 21, uma solenidade na Casa Legislativa certificou os alunos dos cursos de Inglês Básico e Patrimônio Cultural, ao mesmo tempo em que realizou a entrega de vales kits aos grupos de samba de roda e de percussão da cidade. A ação da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) consagrou a abertura do II Festival de Samba de Roda do Recôncavo.

No primeiro momento, a diretora do departamento de Patrimônio da SECULT, Honorina Gonçalves, destacou a importância do conhecimento adquirido pelos jovens, no que tange a manutenção dos patrimônios material e imaterial do município. Ela ainda agradeceu a colaboração de Michel Franklin, que atuou como articulador para a promoção do curso em São Francisco através do projeto “Expedições Patrimoniais”. Em seguida, o presidente da Casa, Eliezer de Santana, parabenizou os alunos e equipe responsável pelo projeto e disse que a capacitação “dará condições desses jovens ocuparem melhores posições sociais no futuro”.

O curso de Patrimônio Cultural foi ministrado por Honorina Gonçalves e Bernadete Primo, enquanto que Inglês Básico pela professora Silvana Antunes, a qual não deixou escapar a emoção de transmitir seus conhecimentos aos jovens. “Hoje o que estamos vendo é a realidade pensada por membros de São Francisco do Conde, preocupados com o futuro de vocês. São Francisco do Conde precisa de pessoas corajosas como você. Avancem!”, ordenou.

Entre os alunos certificados simbolicamente no espaço, Beatriz do Nascimento Rocha e Caroline Machado Anunciação foram as primeiras a receberem os diplomas de Inglês e de Patrimônio Cultural, respectivamente. O aluno João Victor, certificado em Inglês, agradeceu pela oportunidade: “obrigado por vocês possibilitarem esse curso e abrir fronteiras de conhecimentos para nós”. A solenidade foi marcada ainda pelo hip hop de Jonatas, do grupo Sound Life.

A sequência do evento se deu pela doação dos vales kits aos 12 grupos de samba de roda do município e do grupo de percussão Frutos do Conde. Da mesa de abertura, o prefeito Evandro Almeida salientou que “a cada ação de uma secretaria em prol da comunidade fica a demonstração da valorização do nosso povo. Os grupos de São Francisco do Conde representam nossa identidade”. Não obstante a esse sentido, o secretário municipal de Cultura Osman Augusto Ramos ratificou que este é o município onde as pessoas sabem fazer cultura.

Cada kit continha 1 cavaquinho, 2 tamborins, 1 marcação, 1 ganzar, 1 mesa de som com 6 canais, 1 amplificador, 1 reco reco, 1 violão elétrico e 3 pandeiros. Dos grupos de samba de roda foram beneficiados: Poder do Samba, Filhos de São Francisco, Amigos do Samba, Coral Samba das Marisqueiras, Samba Chula, Samba Crioula, Samba Raízes de São Francisco, Samba de São Gonçalo, Samba Netos de Zé, Samba Raízes do Monte, Samba Raízes de Angola e Filhos de Zezinho e Sua Gente.