Ações realizadas pela SESCOP têm apresentado resultados satisfatórios na redução dos impactos das chuvas em São Francisco do Conde

A Secretaria Municipal de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP) tem realizado diversos serviços em São Francisco do Conde, o que já tem apresentado resultados satisfatórios na redução dos impactos causados durante o período de chuvas no município.

Ações de rotina como roçagem, pavimentação, desobstrução das redes de drenagem pluvial, limpeza das fossas, Limpeza e dragagem dos canais de Jabequara, Paramirim, Conjunto Mãe Carlita, Baixa Fria e Drena, poda de árvores, coleta de entulhos, limpeza e desobstrução de canais, rios, córregos e bocas de lobo e coleta de lixo já fazem parte das ações contínuas de limpeza da cidade, as quais estão sendo reforçadas com o objetivo de prevenir uma série de situações que podem trazer prejuízos sociais e econômicos aos cidadãos franciscanos.

Diversas localidades do município como Caípe, São Bento, Paramirim, Vencimento, Madruga, Coroado, Macaco, Baixa Fria, Campinas, Jabequara, Socorro, Santo Estevão, Colmonte, Curupeba, dentre outros bairros, já foram beneficiados com as ações da SESCOP, com o intuito de oportunizar mais qualidade de vida aos franciscanos.

Outra grande ação da secretaria foi a realização de uma Audiência Pública para Apresentação e Validação do Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos do município. O plano abrange diversas áreas que influenciam diretamente na vida humana e no patrimônio da cidade, como o abastecimento de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas, garantindo, assim, a promoção da segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo e a prevenção de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição.

Os profissionais da Defesa Civil – órgão ligado à SESCOP – têm desenvolvido ações importantes para evitar possíveis tragédias causadas pelo grande volume de chuva decorrente desse período. As equipes atuam 24h no monitoramento de áreas de risco no município, bem como no enlonamento das encostas, evitando, assim, deslizamento de terra, vistorias em estabelecimentos comerciais e pareceres técnicos referentes às residências em situações de risco. O órgão também realiza inspeções “in loco” de situação de segurança em residências.

Todos os trabalhos promovidos pela Secretaria de Serviços, Conservação e Ordem Pública mostram que a Prefeitura está focada na eliminação dos transtornos causados pelas chuvas, na segurança e no bem-estar da população de São Francisco do Conde.

Veja abaixo as medidas adotadas:

• Pavimentação
  • Limpeza e dragagem dos canais de Jabequara, Paramirim, Conjunto Mãe Carlita, Baixa Fria e Drena
  • Poda preventiva de árvores
  • Roçagem
  • Sacheamento
  • Serviços de iluminação com a troca de lâmpadas dos postes
  • Coleta de lixo
  • Retirada de entulhos das vias públicas
  • Desobstrução das redes de bocas de lobo
  • Limpeza e desobstrução de canais e rios
  • Vistorias em residências em situações de risco
  • Vistorias em estabelecimentos comerciais
  • Enlonamento de encostas
  • Inspeções “in loco
  • Campanhas de informação e conscientização da população

Informações sobre a SESCOP e a Defesa Civil:

A população pode contar com o trabalho da Defesa Civil, 24 horas por dia. A casa da Defesa Civil está localizada na Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, Baixa Fria, próximo ao Portal da Cidade. O órgão municipal é ligado à Secretaria Municipal de Serviços, Conservação e Ordem Pública – SESCOP, que fica localizada na Praça da Independência – s/n – Centro. Contatos: 3651-8131/ 8054/ 8166. Para mais informações e solicitação dos serviços entre em contato com a Defesa Civil, através dos telefones: 0800 071 3968 (ligação gratuita) ou 3651-1769.