Agricultores franciscanos participam do “Dia de Campo na Embrapa – Mandioca e Fruticultura Tropical”

No último dia 28 de setembro, agricultores de várias localidades de São Francisco do Conde, como Muribeca, Caípe de Cima, Jabequara, Fazenda Tanque e Ferrolho, participaram do “Dia de Campo na Embrapa – Mandioca e Fruticultura Tropical”, realizado na cidade de Cruz das Almas (BA).

Na oportunidade, os agricultores franciscanos puderam expandir seus conhecimentos e aprender novas técnicas sobre o cultivo, beneficiamento e possibilidades de exploração comercial da madiocultura. Na ocasião, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP), de São Francisco do Conde, Hamilton Barufi e Ricardo Pereira, também estiveram presentes e acompanharam os agricultores.

No decorrer do curso foram abordados temas importantes sobre a área de cultivo, beneficiamento, exploração atual e potencialidades, mandioca na alimentação humana e animal, além de uma  aula prática com visita a casa de farinha e fecularia modelo da Embrapa. Foi realizada também uma oficina com beneficiamento do beiju, suas utilidades, degustação de pães produzidos com a fécula, sem adição da farinha de trigo, dentre outras atividades desenvolvidas através dos derivados da mandioca.

O Dia de Campo foi muito importante, pois, com a oficina realizada, aprendi a fazer beijus coloridos e de sabores diferentes, biscoitos, que inclusive ao chegar em São Francisco do Conde já fiz e vendi na rodoviária”, relatou a agricultora Sueli Pereira dos Santos, da Fazenda Tanque.

Skip to content