Arraiá do Chico 2019: Saúde lista serviços disponibilizados durante os festejos

São João e São Pedro estão prontos para fazer a festa durante o Arraiá do Chico 2019, em São Francisco do Conde. Os tradicionais festejos juninos na cidade acontecem dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho com grandes atrações que arrastam centenas de forrozeiros.

Visando oferecer serviços da melhor qualidade aos cidadãos franciscanos e visitantes durante os festejos juninos, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU preparou um plano de ação para ser desenvolvido nos dias do Arraiá do Chico 2019. Para isso, serão realizadas no entorno da festa algumas ações consideradas prioritárias e fundamentais, tais como: a distribuição de preservativos, vigilância de barracas e um Pronto Atendimento em Saúde próximo ao circuito na Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM, no bairro da Santa Rita, das 19 às 04h da manhã.

O evento vai contar com um stand da Vigilância à Saúde. O trabalho da equipe é fiscalizar a qualidade e higiene da comida e bebida comercializada no Arraiá. Além disso, a equipe vai distribuir kits higiênicos aos barraqueiros e fiscalizar irregularidades que possam causar riscos à saúde.

Outra ação importante é a distribuição de camisinhas e materiais educativos no circuito da festa.

Já a Clínica de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM), vai se tornar uma unidade de Pronto Atendimento com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse posto, próximo ao palco principal da festa, visa a resolutividade de casos que antes teriam que ser encaminhados ao hospital. Dessa maneira, o serviço da unidade hospitalar ficará reservado apenas aos casos mais graves, se houver, e as demandas diárias. Bem como a UTI móvel, que ficará de prontidão.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também vai estar de plantão 24h por dia dando total assistência dentro e fora da festa. O Serviço funcionará normalmente através do telefone 192.

Já os festejos em Campinas também vão ter suporte da equipe de saúde que estará de prontidão com uma ambulância a postos.

Skip to content