Arraiá Joia do Recôncavo: resgate sociocultural e a construção coletiva

Palco de uma grande festa, o município de São Francisco do Conde, atraiu, por dia, aproximadamente 30  mil pessoas, entre moradores e visitantes. Milhares de pessoas curtiram shows no palco principal, no caramanchão, na Vila Cultural – montada no Mercado Cultural, Orla Marítima da cidade. Além da programação no Centro da cidade, também aconteceu, no bairro de Campinas, o tradicional Arraiá do Vem cá, que este ano completou sua trigésima quinta edição.

Pela primeira vez, também aconteceu no município franciscano os festejos de São João nas Ilhas do Paty e das Fontes – pertencentes ao município.

Com uma programação diversificada, o Arraiá Joia do Recôncavo, reuniu uma grade de atrações com artistas nacionais e locais. Não se tratou de apenas de um período festivo, mas para o município e seus moradores foi muito além disso, pois representou o resgate da cultura e a afirmação identitária do povo franciscano.

As festas juninas têm um apelo cultural significativo na região e, por isso, durante o período, ocorre o aumento dos lucros e a geração empregos no município. O resultado disso foi o aquecimento da economia local. Cerca de 1 mil empregos temporários foram criados em virtude dos festejos juninos.

Durante os sete dias de festa na cidade, estima-se que mais de 10 milhões de reais circularam pelo comércio local, entre empresas formais – lojas, restaurantes, mercados, padarias, lanchonetes, pousadas e hotéis, até barraqueiros, vendedores ambulantes e customização de roupas, além do aluguel de casas que ultrapassou a média de 100 imóveis.

O Arraiá Joia do Recôncavo, sendo uma festa dessa magnitude, representou uma grande oportunidade de geração de renda e equilíbrio financeiro para toda cadeia produtiva que faz parte da festa.

*Arraiá Joia do Recôncavo: legado cultural*

São Francisco do Conde é guardiã de um legado cultural inestimável. Suas maiores riquezas foram preservadas por meio da história passada de geração em geração, sem contar a diversidade. Por isso, o resgate da cultura e da história é primordial!

Após alguns anos sem a realização dos festejos juninos, esse ano, na primeira edição do Arraiá Joia do Recôncavo, prevaleceu, sobretudo, a intenção  de salvaguardar às tradições populares e sua importância social, econômica, cultural e política.

Skip to content