Articuladores do Programa Novo Mais Educação participam de Encontro Formativo promovido pela SEDUC

O programa Novo Mais Educação, projeto vinculado ao Ministério da Educação – MEC, é uma das estratégias da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC para oferecer Educação Integral aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. A fim de planejar as atividades do programa e refletir sua atuação no município, foi realizado, na quarta-feira (29), um encontro formativo com seus articuladores, que aconteceu na Sala Verde da SEDUC.

A atividade foi realizada pela Gerência de Currículo, juntamente com a coordenação do Novo Mais Educação, envolvendo os articulares que atuam em São Francisco do Conde. O articulador é o agente responsável pela coordenação, execução e monitoramento do programa nas unidades escolares, promovendo a interação com a comunidade. Acima de tudo, o articulador é um coordenador do trabalho pedagógico e responsável pela integração do programa com o Projeto Político Pedagógico – PPP da escola.

Para Norma Reis, articuladora do Instituto Municipal Luiz Viana Neto, “é preciso deixar claro que o objetivo não é preparar grupos de dança ou capoeira, mas oferecer uma educação mais completa, que preveja o desenvolvimento dos alunos em todas as dimensões, seja física, emocional, intelectual ou social”.

O Novo Mais Educação se constitui como um projeto coletivo, compartilhado tanto pela comunidade escolar como pela comunidade local. Nesse sentido, foram discutidos e avaliados os trabalhos desenvolvidos pelo programa, sua articulação com os projetos institucionais da SEDUC – como VOARTE, Brincatelier e Semeando Leitores – tendo em vista a perspectiva do currículo integrado entre as disciplinas da base comum e as diversificadas.

Segundo Ana Carlina, da Gerência de Currículo, “embora o projeto original se concentre no reforço das disciplinas de Matemática e Português, existe uma autonomia que permite a reinterpretação e recontextualização sem perder o conceito original do projeto”.

Entre os temas discutidos, esteve a necessidade de ampliar a prática do projeto, a alimentação do sistema – com diário de classe, frequência e avaliação dos alunos, o direito à aprendizagem e o Programa Novo Mais Educação, na perspectiva da Educação Integral. Segundo Ana Carolina, é necessário ampliar o conceito de Educação Integral e fazê-lo ecoar por toda a rede, diferenciando-o da educação de tempo integral.

Precisamos desatar os nós na confusão desses conceitos, pois a Educação Integral vai além da questão do tempo integral. Além disso, na construção da instrução normativa percebemos como as disciplinas diversificadas se integram com as da base comum. Também é necessário refletir a interação da parte diversificada do currículo com a base comum, sob a ótica de garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes”, afirmou a gerente de Currículo.

Segundo avaliação da coordenadora do Novo Mais Educação no município, Josenice Suzarte, “a atividade desenvolvida hoje foi bastante produtiva e satisfatória”.