As Unidades de Saúde da Família estão unidas na Campanha de Vacinação Contra a Influenza

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU está mobilizada para vacinar a comunidade contra a gripe. Através das 16 Unidades de Saúde da Família, as equipes têm feito um trabalho de busca ativa.

A Unidade de Saúde da Família do bairro de Santo Estevão promoveu uma ação de vacinação pelas ruas dos bairros do Ilhote, Ponta do Coco, Coqueiro e Sítio do Meio. O objetivo é garantir que todos os públicos da campanha sejam alcançados. Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 06 meses até 05 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da Saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Além da ação de vacinação, a USF Santo Estevão deu início a marcação de agendas de consultas por Classificação de Risco. O objetivo é direcionar a oferta de acordo com a necessidade do usuário. Ao todo foram realizados 30 atendimentos, com dois encaminhamentos a unidades de referências, 14 encaminhados para consulta médica e de enfermagem.

Já a Unidade de Saúde da Família de Jabequara promoveu a campanha de vacinação nas escolas do bairro, imunizando crianças e fazendo atividades educativas. Assim como a Escola Rural do Gurugé, que recebeu a equipe de Saúde da Família do bairro, que também visitou os alunos das outras escolas.


Skip to content