Atividade realizada em parceria com o CRAS/SEDESE e a Biblioteca Central estimulam o hábito da leitura

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE, através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do bairro de São Bento, em parceria com a Biblioteca Central, realizaram na última sexta-feira (27), no Mercado Cultural, o Projeto de Leitura LerArte. O intuito da ação foi o de comemorar o “Dia do Livro”, celebrado em 23 de abril.

O projeto contou com a participação de crianças da comunidade, que puderam se divertir com uma apresentação teatral, a qual contou, de forma lúdica, a história: “O Casamento de Dona Baratinha”. A criançada também aproveitou esse momento de alegria para comer algumas guloseimas que foram distribuídas no local.

A exposição literária foi também um estímulo nas crianças à prática da leitura, como afirma Joilma dos Santos, coordenadora do CRAS. “Hoje, participam desse projeto tanto as crianças da comunidade quanto aquelas que são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. A intenção é incentivar o hábito da leitura, porque nos dias atuais, com o mundo globalizado e as novas tecnologias, as crianças estão cada dia mais distantes do livro, e quem lê fala bem e tem mais possibilidades de crescimento profissional. As crianças não interagem mais entre si e nem com suas famílias, pois as redes sociais estão afetando essa convivência e esse momento de aprendizagem. O objetivo desse projeto é justamente resgatar momentos como esse e resgatar o hábito de ler em família para que a criança tenha essa memória afetiva e conheça as tradicionais histórias infantis, como Chapeuzinho Vermelho, O Casamento de Dona Baratinha e tantas outras”, ressaltou Joilma.

A diretora da Biblioteca Central, Josélia Leão do Amaral, destacou a parceria da biblioteca com os setores da Prefeitura e enfatizou a importância da leitura, principalmente na fase da infância. “Nós já mantínhamos uma parceria com as escolas e estamos estendendo para todos os setores da Prefeitura, não só ligado a área da Educação, mas para todas as outras. A importância da leitura para as crianças é fundamental. Nesse sentido, sempre estamos desenvolvendo ações para estimular a leitura e colocar a Biblioteca Central em uma ação ativa para informar a população que existe uma biblioteca no município e que as crianças sintam essa necessidade de frequentá-la. É através da dramatização e da contação de história que a gente estimula esse interesse”, concluiu.