Atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e serviços dos Centros de Referência não param em tempos de pandemia

Atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e serviços dos Centros de Referência não param em tempos de pandemia

Para assegurar a proteção social básica, como medida de permanência dos serviços aos usuários da assistência, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), de São Francisco do Conde, tem adotado algumas medidas crucias com o objetivo de prover serviços, programas, e benefícios ao indivíduo e/ou as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, nesta crise que fora instalada com a pandemia do Coronavírus. “Estamos monitorando a situação permanentemente com nosso pessoal, orientando quem procura, assistindo a quem necessita, comunicando tempestivamente e equipando os programas e serviços com ferramentas de tecnologias e informações necessárias para o exercício das nossas atividades, com o intuito da garantir a permanência do atendimento aos nossos usuários”, enfatizou o secretário da pasta, Aloísio Oliveira.

Nessa perspectiva, através de reuniões por meio virtual com a equipe técnica da SEDESE, os equipamentos adotaram as seguintes medidas:

SCFV para pessoa idosa:

– Criação de grupo de Whatsapp com os idosos assistidos pelo serviço;

– Vídeoaula e áudios com os orientadores sociais e técnicos de referência;

– A equipe do serviço social está mantendo contato com os idosos que vivem sozinhos e que tenham algum problema de saúde preexistente;

– Diálogo dos técnicos com os enfermeiros das USFs dos bairros, da Sede e de Mataripe, para reforçar as medidas de prevenção através desses profissionais da saúde nas unidades que trabalha, para prevenir a comunidade na qual os idosos referenciados do SCFV fazem parte.

Centros de Referência de Assistência Social (CRAS):

– Grupos de Whatsapp com as turmas do SCFV e do PAIF, organizado pelos educadores, técnico de referência e os professores de oficinas – onde são propostas atividades, orientações, diálogo, troca de vivências e outros;

– Novo canal de comunicação além do telefone fixo do CRAS – Um celular para prestar orientação e agendar atendimento das 8h às 17h; 

– Comunicação direta com os PSFs através de telefone e Whatsapp para encaminhamento, com o objetivo de garantir o acesso aos direitos dos usuários – focado nos benefícios eventuais;

-Atendimento por agendamento em casos prioritários analisados pelos técnicos (assistente social e/ou psicólogo) ;

– Higienização do serviço e orientação aos usuários no serviço (caso seja esse um atendimento emergencial) sobre higiene das mãos, com oferta de álcool gel e sabonete antibactericida para uso no CRAS (em caso de atendimento presencial).

Casa dos Programas Sociais:

– Orientação por telefone enquanto aos benefícios do PAS e Bolsa Família, e caso haja a necessidade de atendimento presencial em caso de: bloqueio, cancelamento, este é feito por agendamento telefônico.

Conselho Tutelar:

– Manter o rodízio de Conselheiros, no equipamento em horário reduzido evitando aglomeração; além de divulgar nos Órgãos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e na Comunidade, a relação dos telefones dos Conselheiros Tutelares, para fins de denúncia ou orientação;

Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS):

– Escala de plantão presencial, para atender as demandas de violação de direito;

Para informações e/ou sanar dúvidas, segue os canais de comunicação:

Casa dos Programas Sociais: 3651-4250 /

CRAS Sede: 3651-8616 (fixo) / 98129-1441 (WhatsApp) / 987342465 (ligação)

CRAS Coroado: 3652-9315(fixo) / 99617-7991 (ligação)

CRAS Caipe: 3604-7167 (fixo) 99933-8795 (WhatsApp e ligação)

CREAS: 3651-2961 (fixo)

SCFV Idoso: 98112-0820 (WhatsApp e ligação)

Conselho Tutelar Mataripe: 99635-7665 (WhatsApp e ligação)

Conselho Tutelar Sede: (WhatsApp e ligação)

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