Atleta sanfranciscana representa o Brasil em Campeonato na Itália

Durante os dias 27, 28, 29 e 30 de junho, a atleta Iomar Barbosa, de 36 anos, irá representar o Brasil no Campeonato Mundial Aberto de Atletismo para esportistas com síndrome de down, em Roma, na Itália. Iomar é sanfranciscana e aluna da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município.

A atleta sai de São Francisco do Conde nesta quarta-feira, 26 de junho, e retorna a cidade no dia 1º de julho. Ela, que será a única representante brasileira no campeonato, chegou até lá por ser bicampeã brasileira (2011/2012) de arremesso de peso na Copa Brasil de Atletismo, realizada em São Paulo. Este é o maior evento nacional de atletismo para pessoas com deficiência intelectual.

De acordo com José Luís Magalhães, coordenador de Esportes da APAE do município, essa participação de Iomar no campeonato é de extrema relevância para São Francisco do Conde. “Ela é a única sanfranciscana, baiana, nordestina e brasileira a participar desse campeonato, em que terão pessoas da própria Itália, Turquia, Finlândia, Grã-Bretanha e Portugal. É extraordinária essa representatividade que o município de São Francisco do Conde terá com a participação de Iomar, além de ser fundamental para chamarmos atenção à necessidade de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. É importante que se reduza a discriminação contra essas pessoas que constantemente provam que podem chegar ao topo de muitas profissões, desde que tenham um direcionamento dado por profissionais especializados”, destaca Magalhães.

O coordenador ressaltou ainda o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), representando o Governo do Estado da Bahia; da Federação das Associações Atléticas do Banco do Brasil (AABBs) do município de Santo Amaro; e da Federação Estadual das APAEs que custearam as passagens da atleta e dos acompanhantes. A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde também está apoiando a atleta.

Iomar irá disputar nas categorias de arremesso de peso feminino; lançamento de disco; lançamento de dardo e também na categoria dos 100 metros rasos.