Atletas com deficiência visual fazem amistoso na Taça Brasil Correios

amistoso

A decisão da XXXI Taça Brasil Correios de Futsal – Sub- 20 Masculino, que acontece no próximo sábado (13), vai contar com participações especiais que prometem abrilhantar ainda mais a festa, que está sendo realizada no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão, em São Francisco do Conde.

Após o primeiro confronto da noite, entre M.E.C /Açailândia (MA) e Santa Cruz F. C (PE), jogam uma partida amistosa, na quadra de esportes do Baiacão, os times do Instituto de Cegos da Bahia (ICB) contra a União Baiana de Cegos (UBC) de Feira de Santana. O jogo está previsto para as 18h, com 50 minutos de duração, sem intervalo.

Entre os paratletas consagrados está o ala direita do ICB, Jeferson da Conceição Gonçalves – Jefinho, natural de Candeias, medalha de ouro nas “Paraolimpíadas de Londres 2012” e eleito o “Melhor Jogador do Planeta em 2010”. Outro grande nome presente no evento será Gledson da Paixão Barros, zagueiro do ICB, bicampeão do “Desafio Internacional Loterias Caixa 2011 e 2012” e campeão do “Desafio Internacional de Madrid 2012”; além deles estará Cássio Reis Lopes, campeão do “Desafio Internacional Loterias Caixa 2010, 2011 e 2012”, que também já conquistou outros títulos. O time de Feira de Santana é vice-campeão brasileiro da série B.

O amistoso é uma ação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Francisco do Conde (SECEL), visando incentivar a prática do desporto por pessoas com deficiências. “Com essa partida amistosa nós vamos mostrar a comunidade que todas as deficiências físicas podem estar inseridas em alguma modalidade esportiva. A secretaria não está preocupada apenas com uma parcela da população e sim com o todo. Se acreditamos que o esporte é para todos, seria incoerente não incluir o deficiente”, frisou o Diretor de Esporte da SECEL, Francisco de Assis Filho.

A partida – cada time é formado por cinco jogadores: um goleiro, que tem visão total, e quatro componentes cegos, que usam uma venda nos olhos para deixá-los em iguais condições, já que alguns atletas possuem resíduo visual. Há ainda um guia, o “Chamador”, que fica atrás do gol adversário orientando o ataque de seu time. A modalidade, ao contrário do futebol convencional, deve ser praticada num ambiente silencioso. A bola possui guizos, necessários para a orientação dos jogadores dentro de quadra. Daí a necessidade do silêncio durante o andamento da partida. Através do som emitido pelos guizos, os jogadores podem identificar onde a bola está e conduzi-la. Essas informações são oriundas da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).