Atletas franciscanos foram destaques no XXII Campeonato de Karatê de Semi-Contato

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE, realizou no dia 22 de julho, no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão, o XXII Campeonato de Karatê de Semi-Contato. A competição foi organizada pela Federação Bahiana de Karatê de Semi-Contato. O XXII Campeonato de Karatê de Semi-Contato reuniu atletas franciscanos e de cidades circunvizinhas como: Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, dentre outras cidades.

Compôs a mesa de abertura oficial do campeonato, o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE, de São Francisco do Conde, Aloísio Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves (Cravinho), o presidente da Federação Bahiana de Karatê de Semi-Contato, Catarino da Costa Oliveira, o superintendente de Esportes da SEDESE, Francisco Assis e o diretor técnico da Federação Bahiana de Karatê de Semi-Contato, Júlio Takashi Shigeeda.

Sob o olhar atento do professor José David Rodrigues, os atletas franciscanos Alexandre Azevedo, Gabriel Encarnação, Fábio dos Santos, Marcus Vinícius, Alef Carvalho, João Gabriel, João Café, Drica Gomes, Heloá Queiroz, Deivid Gomes, João Victor Rosa, Luan Santos, Geovanny Almeida, Letícia Mota, Yana Gomes, Kayky Costa, Wanderson de Jesus, Tereza Cristina, Lilian Ramos, Arisvaldo Encarnação, Cariane Dórea, Wesley Ferreira, Rivanildo, Leidisson, Wendel, Talisson Dias e Raissa deram um show no campeonato e garantiram para o município muitas medalhas em diversas categorias.

O secretário da SEDESE, Aloísio Oliveira, durante seu pronunciamento, agradeceu aos membros da Federação Bahiana de Karatê de Semi-Contato e ao público que lotou o ginásio de esportes, além da equipe da Secretaria pelo empenho na realização do evento: “O esporte é uma grande ferramenta de transformação, educação e inclusão social. Mas do que ganhar competições, os atletas aprendem uma lição ainda mais importante no aspecto disciplinar e de formação cidadã. Isso é o que o esporte pode propiciar”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves (Cravinho), deu as boas-vindas aos atletas e seus familiares, assim como ao público que acompanhou o evento no município: “Como representante do Poder Legislativo e professor de educação física, eu sei da importância do esporte praticado por essa juventude. Acredito que o esporte é uma das ferramentas de baixo custo capazes de promover a relação de ensino-aprendizagem. Esse campeonato é um evento de grande relevância para os atletas, em especial para os atletas dos bairros da nossa cidade, como o Caípe, Santo Estevão e outros, que estão tendo a oportunidade de mostrar seu talento. Isso demostra que a gestão vê a cidade como um todo. A Câmara de Vereadores apoia todas as iniciativas como essa”, frisou.

Já o presidente da Federação Bahiana de Karatê de Semi-Contato, Catarino da Costa, ressaltou a importância do campeonato: “Através do poder transformador do esporte, estamos tirando crianças das ruas e de situações de vulnerabilidade. Os municípios que apoiam esse projeto serão sempre reconhecidos nacionalmente”.