Audiência Pública discutiu a “Importância da Parceria entre a Gestão Pública, o Terceiro Setor e o Comércio em São Francisco do Conde”

De iniciativa do presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, Venilson Souza Chaves (Cravinho) e aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa, aconteceu na última quarta-feira (21), no plenário da Câmara, uma Audiência Pública com o tema “Importância da Parceria entre a Gestão Pública, o Terceiro Setor e o Comércio”.

O intuito é promover uma agenda permanente de ações, investimentos e capacitação entre a gestão municipal, o Terceiro Setor e o comércio para a geração de emprego, renda e desenvolvimento da economia local de forma justa, participativa e sustentável.

Participaram da Audiência Pública, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Christina Oliveira – representando o poder público, o ouvidor geral do município, Alberto Jorge Mattos (Beto Maria), o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Luís Henrique Reis, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Públicos da Prefeitura e Câmara de São Francisco do Conde (SINDSEFRAN), Eduardo Silva, a empresária Sandra Oliveira do Carmo – representando o comércio, Rodrigo Serra – representante do Bradesco, Noêmia Menezes – representando  o Terceiro Setor, além dos vereadores Mário Nogueira, Antônio Santos Lopes (Pantera), Edcarlos de Almeida Vasconcelos (Pita de Gal) e Clebeson da Silva (Moriel).

Antes do início da audiência, a Câmara de Vereadores, em nome do presidente da Casa, homenageou dois vendedores ambulantes destaques no município, a Sra. Edna da Conceição Silva e o jovem Vinícius, mais conhecido como Tchaca.

Em seu pronunciamento, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Christina Oliveira, falou sobre os desafios do município e destacou as ações que vêm sendo realizadas pela SEDEC, como a Sala do Empreendedor, as diversas oficinas, os cursos que foram promovidos e as parcerias que foram feitas para beneficiar os microempreendedores do município através de linhas de crédito.

O petróleo vai deixar de ser o nosso carro-chefe e as pessoas estão buscando alternativas para sobreviverem. O papel da gestão pública é abrir as portas e instruir os caminhos para as pessoas alcançarem os seus objetivos e sobreviverem com dignidade. É preciso que a população participe das oficinas que são oferecidas de forma gratuita e com profissionais capacitados, pois temos feito atividades nos bairros da cidade e, ainda assim, o público é muito baixo, a exemplo do Conselho de Desenvolvimento Econômico, que ainda não foi formado, devido a essa questão. O nível de exigência do mercado é muito grande, é preciso que as empresas estejam formalizadas para disputar algum edital e que os candidatos à vaga de emprego estejam preparados e capacitados, sobretudo, pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. O mercado de trabalho afunilou, precisamos acompanhar os pré-requisitos exigidos e desempenhar a nossa função da melhor forma possível”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves, agradeceu a participação do público presente e reforçou a importância da união entre os setores.

O objetivo dessa audiência é justamente manter a chama da credibilidade, a chama positiva para o Terceiro Setor e para o comércio da nossa cidade. Em espaços como esse temos que ser otimistas, pois, aqui na audiência, compõe a mesa pessoas capazes de estruturar e ajudar ainda mais no desenvolvimento do comércio de São Francisco do Conde. Os comerciantes devem mesmo cobrar, porque se o comércio estiver forte vai gerar mais emprego e renda e se tiver parceria com o Terceiro Setor e a gestão pública, os benefícios só irão aumentar para a população como um todo. Essa audiência não é a última e daqui nós iremos compor um grupo de trabalho para fortalecer o comércio, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico”.

No decorrer da audiência, o público parabenizou a iniciativa da Casa Legislativa e proferiu perguntas aos representantes da mesa que, na oportunidade, discorreram sobre a importância do planejamento, como um vetor de transformação para o comércio local em diversas vertentes como cultura, turismo, educação, esporte, dentre outras.