Audiência Pública discutiu os rumos do esporte em São Francisco do Conde

Em São Francisco do Conde, a Câmara de Vereadores convocou a comunidade para uma Audiência Pública com o objetivo de discutir o esporte no município. A proposição foi do vereador e presidente da Câmara Municipal, Venilson Souza Chaves (Cravinho).

Além do presidente, foram componentes da mesa solene do evento, o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Aloísio Oliveira, e os vereadores Cleberson da Silva (Moriel), Edcarlos de Almeida Vasconcelos (Pita de Gal) e o representante da Secretaria de Governo, Eliezer de Santana, além do representante do São Francisco do Conde Esporte Clube, José Jorge Reges da Mata, do presidente da Liga Desportiva, Adson Santana, do superintendente de Esportes, Francisco de Assis, e da palestrante Susi Crystiane Docio.

Muito se fala do esporte, muitos admiram, praticam, mas o objetivo desta audiência pública é passar a verdadeira importância do esporte como ferramenta de inclusão social e formação do cidadão. Precisamos buscar apoio nas esferas públicas para que se dê a devida atenção a esse segmento. Sou professor de Educação Física e entendo que temos um problema social sério no país com as drogas e se o esporte não existisse estaríamos em uma situação ainda pior. A ação desta audiência não se encerra hoje, vamos discutir outros temas da área esportiva e o sistema de esporte e acompanhar os números significativos que o esporte tem trazido”, esclareceu Venilson Chaves.

A primeira palestra da tarde foi ministrada por Susi Crystiane Docio, onde o tema foi ‘Esporte, um caminho para a inclusão social e formação do cidadão’. “O que a gente está fazendo nesta audiência pública é trazer o esporte em pé de igualdade com os demais direitos como a saúde, a educação, segurança… Eu costumo dizer que segurança pública não é só polícia e porrada, ela também perpassa pelo esporte, lazer, educação, transporte e alimentação. Todos esses direitos estão ligados. A gente precisa ver o esporte como algo inclusivo”, disse a palestrante.

Em seguida, aconteceu a palestra do superintendente de Esportes, Francisco de Assis. “O que seria política pública? Seria uma ação pensada com o objetivo de trazer qualidade de vida. Ela tem que ser pensada e organizada. O processo precisa ser para o povo e não para o governante”.

O secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Aloísio Oliveira, discorreu sobre os equipamentos públicos que vão ser readequados para o uso da comunidade, na prática desportiva. Alguns com previsão de inauguração em janeiro de 2018. “Estamos preocupados em fazer algo que seja para todos, para o povo. O Sistema Municipal de Esportes é o primeiro marco regulatório em formato de lei, pautado nas diretrizes do Ministério de Esportes. Com isso, modernizamos a visão de esporte em São Francisco do Conde, nos dando a possibilidade de transitar com a captação de recursos nos eixos municipal, estadual e federal”, explicou.

Os vereadores presentes deram sua contribuição, bem como o ex-secretário de Esportes Alberto Jorge Mattos (Beto Maria). A comunidade também deu contribuições e pôde opinar sobre o tema.

A surpresa da tarde ficou por conta das meninas da Ginástica Rítmica que comparecem ao plenário desfilando beleza e graça, encantando a todos.