Audiência pública sobre Câncer e Doença Falciforme será realizada em São Francisco do Conde

audiência_21

No dia 21 de agosto, quarta-feira, será realizada em São Francisco do Conde, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública cujo tema é “Para se prevenir é preciso ter conhecimento”. O objetivo é prestar esclarecimentos à comunidade sanfranciscana que queira se informar melhor e prevenir ou minimizar os efeitos do Câncer e a Doença Falciforme, além de provar que o câncer tem cura e que o paciente pode levar uma vida normal tendo anemia falciforme.

O evento é uma iniciativa da vereadora Arlete Medeiros, e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU). A audiência está marcada para iniciar às 14h e confirmaram presença no encontro, o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla e a secretária de Saúde do município, Telma Conceição.

O Câncer é uma doença genética que ocorre quando células normais sofrem mutações e se multiplicam de forma desordenada, invadindo tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Somente 10% dos casos de câncer são hereditários sendo os 90% restantes, casos esporádicos relacionados aos fatores de risco. Alguns tipos da doença têm cura, isso depende do tipo de tumor e do estágio em que o câncer for detectado.

A Doença Falciforme (anemia) é uma doença genética caracterizada por hemácias (glóbulos vermelhos) anormais. O ser humano tem 46 cromossomos sendo 23 de cada um dos pais e a doença é causada por uma alteração no cromossomo 11, que determina as características das hemácias. Para que haja anemia falciforme é necessário que a mãe e o pai tenham e transmitam o gene para criança. A doença é detectada através do famoso teste do pezinho realizado no bebê ou por meio do exame de eletroforese de hemoglobina.

Confira a programação:
14h – Abertura e Formação da mesa

Palestrantes sobre Anemia Falciforme
14h40 – Altair Lira (Presidente da Federação Nacional dos Portadores de Anemia Falciforme) – Prevenções
14h50 – Maria Cândida Queiroz (Coordenadora do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme) – Convênios
15h – Gildásio Cerqueira Daltro (médico, professor da Universidade Federal da Bahia e especialista no tratamento da doença) – Assistência ao Paciente Falcêmico.

Palestrantes sobre Câncer
15h10 – Laís Soares (Médica) – Prevenção
15h20 – Aristides Maltez Filho (Médico) – Prevenção
15h40 – Luciano da Rocha – Depoimento ao vivo
16h – Vídeos – Depoimentos
16h20 – Perguntas e Respostas
16h50 – Encerramento

Skip to content