Aula inaugural da UNILAB recepciona os alunos dos cursos de Bacharelado em Humanidades e Letras

unilab

São Francisco do Conde escreveu mais uma página na história da educação superior com a aula inaugural dos cursos presenciais da Universidade Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira – UNILAB. Ao todo são 141 estudantes nos cursos de Bacharelado em Humanidades (BHU) e Letras – Língua Portuguesa.

O campus da Universidade em São Francisco do Conde se chama Malês, uma homenagem a resistência dos negros escravizados em 1835, e o início das atividades presenciais contou com as presenças da reitora – Nilma Lino Gomes, do Reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) – Paulo Gabriel Soledad, da coordenadora da Área de Humanidades e Letras da Unilab – Monaliza Valente e do retior da Universidade de Zambeze, na África, Nobre dos Santos.

A luta por liberdade e democracia só poderá ser vencida através da educação. O conhecimento é libertador. Estou muito animada com o ínicio das turmas presenciais”, afirmou a reitora da UNILAB, Nilma Gomes. Paulo Gabriel Soledad, da UFRB, saudou a mesa e afirmou que aquele era um momento de emoção e crescimento do ensino superior nos municípios do Recôncavo Baiano. A UFRB conta com campos em Santo Amaro, Cachoeira, Amargosa, Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas e Feira de Santana. “Tenho a certeza de que daqui sairão grandes homens e mulheres capazes de mudar o mundo”, concluiu o reitor.

Já  a coordenadora da Área de Humanidades e Letras, Monaliza Valente, revelou que não relutou em trazer os cursos para a cidade. “ Essa Universidade já nasceu grande. Nós queremos agradecer o apoio da Prefeitura que nos deu condições de estar aqui”.

O reitor da Universidade de Zambeze, em Moçambique, Nobre dos Santos conduziu as boas-vindas falando da “Estrutura do Discurso na Aula de Português” para os 141 alunos, dentre eles: 6  de Cabo verde, 1 de Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe; 46 de Quine-Bissau e 83 brasileiros.