Aula inaugural das capacitações do Projeto Cultura Mais acontecerá dia 18 de maio

Acontecerá no dia 18 de maio, às 09h, no Mercado Cultural, em São Francisco do Conde, uma aula inaugural do Projeto Circuito Municipal de Cultura 2017 que integra Projeto Cultura Mais 2017  visando à valorização dos movimentos culturais através oficinas de  dança, teatro, capoeira, corte e costura, musica, coral, artesanatos, entre outros.

A ação tem como objetivo fomentar a circulação da produção cultural franciscana nas áreas de música, artes cênicas e cultura, proporcionando a fruição e o acesso amplo da população aos bens culturais, incentivando a cultura local nas suas mais variadas formas de expressão, fomentando, assim, o desenvolvimento sustentável nas áreas das ciências, das artes e das letras no município.

O público-alvo das  oficinas serão  os integrantes dos grupos culturais, mestres, músicos, teatros, comunidade e  instituições que visem o fortalecimento das manifestações tradicionais populares em São Francisco do Conde.

Essa é uma ação da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Cultura – SECULT.

Confira os cursos oferecidos no 1° semestre:

Cursos Iniciados: 1º Semestre / Duração: 06 meses.

Curso Facilitador Comunidade Alunos
Capoeira Jonas Fonseca Socorro 35
Capoeira Antônio Marcos São Bento, Roseira e Macaco. 30
Canto e Coral Maria Luiza Sede 45
Dança Afro e Contemporânea

Cosme Black Sede
Curso Básico de Artesanato Taís Sede
Curso Básico de Corte e Costura Ana Sede .

Curso Facilitador Comunidade Alunos
Capoeira Jonas Fonseca Socorro 35
Capoeira Antônio Marcos São Bento, Roseira e Macaco. 30
Canto e Coral Maria Luiza Sede 45
Dança Afro e Contemporânea

Cosme Black Sede
Curso Básico de Artesanato Taís Sede
Curso Básico de Corte e Costura Ana Sede (voltado para os grupos culturais)

DEFINIÇÃO DAS AÇÕES QUE INTEGRAM O PROJETO MAIS CULTURA 2016

1. Núcleo de Consultoria para Elaboração de Projetos Culturais

Projeto implantado na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, compostos por 05 (cinco) profissionais especializados em elaboração de projetos culturais para oferecer aos grupos culturais do município assessorias para que os mesmos elaborem seus projetos para o edital 001/2016.

1. 1ª Edição do Troféu Axé Destaque 2016 – 13 de Maio

Projeto que celebra o Dia das Religiões de Matriz Africana, e a Lei Municipal de nº               360/2014 que valoriza a religiosidade do povo de matriz africana do município de São Francisco do Conde, além dos  seus representantes, defensores e lideranças de terreiro.

Aconteceu em 13 de maio de 2016, às 9h00min, no auditório da Câmara dos Vereadores e no Mercado Cultural em parceria com a FENACAB (FEDERAÇÃO DO CULTO AFRO-BRASILEIRO) e a Belª Patrícia P. Crisóstomo – Conselheira do INTECAB/SP.

III.                Projeto Terreiro Criativo

Com o objetivo de criar instrumentos de incentivos, valorização e difusão das manifestações da cultura afro-brasileira o Projeto Terreiro Criativo oferecerá o reconhecimento das artes e da cultura como campo de formação e qualificação profissional, capacitando às pessoas que fazem parte deste segmento, proporcionando um maior contato da população com os mais diversos saberes artísticos dos integrantes dos terreiros e grupos culturais, visando ampliar os conhecimentos e buscar a sua sustentabilidade. As ações foram realizadas mediante o lançamento de um Edital de Seleção Pública Cultural no período de junho a dezembro do ano de 2016.