Aulão de Matemática do Pré-IFBA foi um show!

Na manhã do sábado, 15, os estudantes franciscanos que vão concorrer a uma vaga no  Instituto Federal da Bahia participaram do Aulão de Matemática do Pré-IFBA, com o professor Romeu Bordoni. Além disso, puderam compartilhar das experiências de um ex-aluno da rede municipal de ensino que estudou no IFBA e hoje está na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

No último sábado (15), tive o prazer de retornar à sala de aula e o melhor foi perceber o interesse em aprender e tirar dúvidas por parte de uma grande maioria dos nossos alunos. Começamos com um vídeo ensinando como estudar Matemática, tendo como uma das dicas, resolver questões de raciocínio lógico, e, assim, fizemos com alguns exemplos e logo em seguida resolvemos as questões de provas do IFBA de anos anteriores. Por fim, passamos um vídeo motivacional com uma passagem do filme ‘Mãos Talentosas’. A pedido dos alunos, ficamos de ver outra data para continuarmos resolvendo outras questões”, declarou o professor Romeu.

Esse foi o quarto encontro do Pré-IFBA, projeto da Prefeitura de São Francisco do Conde, realizado através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, que tem preparado os estudantes aptos a ingressarem no Ensino Médio Integrado (com o curso profissionalizante).

O Pré-IFBA contou com a participação de Magdiel Baruque, ex-estudante do CECBA, que cursou o Ensino Médio no IFBA e hoje estuda Ciências Sociais na UFBA. A turma, muito atenta, super se identificou com o depoimento de Baruque. Ele falou sobre o seu percurso estudantil, deixou dicas para o processo seletivo e ainda apresentou os programas de auxílio e incentivo à permanência estudantil”, informou Joane Macieira, professor e membro da Gerência de Arte Educação da SEDUC.

Foi ótimo! Pude relembrar alguns assuntos de Matemática e também aprender outros que ainda não tinha aprendido”, contou Brenda Soares do Espírito Santo, aluna do 9° ano D da Escola Joaquim Alves Cruz Rios.

A partir de segunda-feira (17), os estudantes de São Francisco do Conde poderão se inscrever em mais um projeto da SEDUC que visa alavancar as chances de entrada no Ensino Superior público e de qualidade. É o Pré-ENEM, que será realizado em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.

As inscrições poderão ser feitas na sede da SEDUC, na sala do PROUNIFAS, ou através do site da Prefeitura e estarão abertas até 21 de setembro. A aula inaugural já está marcada: 24 de novembro, às 18h, na sede do PREVESF.