AVISO: É falso o áudio com ameaças de invasão às escolas, que tem circulado pelo WhatsApp

Tem circulado nos grupos de WhatsApp de São Francisco do Conde e de outras cidades baianas, um áudio falso, com supostas ameaças de criminosos. Eles afirmam que irão invadir as escolas, prometendo realizar um massacre.

Sem identificação e empostando a voz de modo “macabro”, os autores da Fake News têm assustado a população, mas, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, informa que o episódio que ocorreu na Escola Municipal Ana Tourinho (Fazenda Macaco), na última sexta-feira (05), em nada tem relação com estes áudios que foram divulgados. Foi averiguado que o mesmo áudio está circulando em outras cidades. Aparentemente, trata-se de uma fake news, fenômeno que tomou conta das redes sociais, a partir do compartilhamento viralizado de conteúdos diversos, sobretudo de teor político, visando confundir o receptor.

Segundo a gestora da Escola Três Marias, Ilzete Bonfim, três pais de alunos e uma funcionária a procuraram, a fim de obterem esclarecimentos. “Os pais ficaram preocupados. Entretanto, foi um áudio antigo, que já estava circulando nas redes sociais. Fiquei preocupada achando que o mesmo saiu da própria comunidade, mas não foi!”.

Também foram procuradas por familiares dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, aflitos com o áudio falso, as direções das escolas Lícia Maria Alves Pinho, Juvenal Eugênio de Queiroz e Luziene Amália.

Vale salientar que a Ronda Escolar aumentará a frequência da sua atuação na comunidade do Macaco, com objetivo de coibir ações criminosas que ofereçam insegurança na comunidade escolar.