Balcão de Justiça participa da Semana Nacional de Conciliação

Semana_Conciliação

Todo ano o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) coordena a Semana Nacional de Conciliação, que acontece entre os dias 02 e 06 de dezembro. E, em 2013, São Francisco do Conde saiu na frente através do Balcão de Justiça e Cidadania, pois desde o último dia 25 de novembro, processos já existentes estão sendo atendidos. No período de 02 a 06 de dezembro, será a vez de novos processos. Durante essas datas, a população tem a chance de conversar, negociar e chegar a um acordo justo, pois a intenção é conciliar.

As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça.  No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes do processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores e/ou juízes.

Nesta edição da SNC, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) baterá a marca histórica de 100 mil acordos firmados desde o primeiro ano da iniciativa, que foi lançada em 2007. A Semana Nacional de Conciliação é um marco anual das ações do Conselho Nacional de Justiça e dos Tribunais para fortalecer a cultura do diálogo.

Mais informações com o Balcão de Justiça: (71) 3651- 3698.

Skip to content