Banco Comunitário Ouro Negro será inaugurado em São Francisco do Conde nesta terça (17)

São Francisco do Conde sediará o Banco Comunitário Ouro Negro a partir desta terça-feira, dia 17 de janeiro, quando a instituição será inaugurada no bairro do Caípe, a partir das 09h. O banco é um convênio entre a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/EAUFBA), a Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Francisco do Conde (ADESCOM) e a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da antiga Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), por meio do convênio nº001/2014.

O banco comunitário tem como objetivo o desenvolvimento local do bairro do Caípe, com o aumento da renda dos comerciantes e desconto para moradores. A instituição é organizada pela população para promover desenvolvimento local, através da liberação de microcrédito popular e solidário, circulação de moeda social, pagamento de contas e outros serviços. No Brasil existem mais de 100 comunidades formando a Rede Brasileira de Bancos Comunitários.

A moeda social é um dinheiro que pode ser usado em mercadinhos, lojas de material de construção, transporte, farmácias e outros estabelecimentos da comunidade. O valor da moeda social é igual ao valor do real. Ela garante que os produtos e serviços sejam consumidos dentro da própria comunidade, beneficiando os moradores e promovendo trabalho e renda. O crédito será liberado para moradores de Caípe e comércio local.

A Incubadora ITES tem desenvolvido desde 2005 o trabalho de assessoria a gestão de empreendimentos de economia solidária, apoio e incubação de bancos comunitários de desenvolvimento e fortalecimento de redes locais de economia solidária. ADESCOM foi fundada em 2014 e é a atual gestora legal do Banco Comunitário Ouro Negro, formada por diversas lideranças de São Francisco do Conde, tem atuado em prol do banco e pretende engajar-se com diversos projetos de apoio comunitário.

O banco ficará localizado na Avenida Beira Mar, ao lado da Oficina Parreco. Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), antiga SEDES, através do telefone (71) 3651-4731.