Belo cortejo marcou a Lavagem da Igreja da Conceição da Praia neste domingo (01)

cortejo lavagem baiana

O domingo começou cedo e mais bonito em São Francisco do Conde, em 01 de dezembro, isso porque era dia da tradicional Lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, antecedida por um belo cortejo de baianas, afoxés, charangas, grupos de capoeira e afros pelas ruas da cidade.  Além disso, a tarde foi marcada por atrações artísticas que encerraram o dia de festa: Izabel Nogueira, Arquivo 80, Chicabana, Bailão do Robyssão, City Black, Harmonia do Samba e Adão Negro puxaram trios na orla do município e alegraram os que estavam presentes.

Para a secretária de Cultura, Sandra Pitanga, a lavagem é o momento de mostrar a tradição de São Francisco do Conde. “Essa é a hora de perpetuar nossa cultura, mostrar sua cara, tradição, beleza e valor. É hora de ir pra rua mostrar o que nossa cultura tem de melhor”, destaca.

É o mesmo que pensa a baiana, Matilde da Conceição, que participa do cortejo pela segunda vez. “Essa festa serve para apresentarmos a cultura da gente, nós precisamos da lavagem para mostrar nossa cultura ao povo daqui e de fora que vem nos prestigiar”, enfatiza.

“A lavagem da Conceição é um momento único. São Francisco do Conde é muita rica culturalmente e nós temos que perpetuar essas tradições”, ressalta a prefeita do município, Rilza Valentim.

 

Skip to content