Cadastro de usuários dos recursos hídricos é pauta de reunião

Na manhã do dia 20 de julho (quinta-feira), o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP, de São Francisco do Conde, Renato Costa Rosa, juntamente com membros de sua secretaria, além do superintendente de Relações Institucionais da Secretaria Municipal de Governo – SEGOV, Eliezer de Santana, se reuniram no Gabinete da Prefeitura. Lá, também estavam os técnicos da Empresa Ambientagro Engenharia Ltda, para tratar da realização de um Cadastro Estadual de Usuários dos Recursos Hídricos – CERH, que acontecerá no início do mês de agosto e tem o término previsto entre setembro/outubro.

É importante salientar que essa ação será realizada por meio de um contrato firmado entre a Empresa Ambientação Engenharia Ltda com o Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

Larissa Araújo, representante da empresa Ambientagro, falou sobre os benefícios que o cadastro irá trazer para o município. “O benefício do cadastro consiste na coleta de informações dos principais usos na vasão demandada pela água aqui na região, quais são os principais usos e finalidades; trazendo esses dados para que o governo possa fazer ações mais concretas através desses dados”.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP, Renato Costa Rosa, também reforçou a importância dessa ação para a cidade. “Depois desse cadastro, o município vai ter uma radiografia de todos os pontos de água que são captados e poderá ter um monitoramento e uma fiscalização melhor, evitando captação de água de maneira clandestina.”

O procedimento é gratuito para o público e será realizado pelos técnicos da empresa, em visita aos empreendimentos (indústrias, fazendas, etc) e nas residências e propriedades que utilizam água de poços, nascentes ou barragens.