Campinas ganhará unidade do Programa de Saúde da Família, nesta segunda-feira (05)

projeto tranSFormar

O bairro de Campinas vai ganhar uma nova e moderna unidade do Programa de Saúde da Família – PSF, na próxima segunda-feira, 05 de outubro, às 14h. A inauguração seria realizada no dia 02  e foi suspensa devido ao falecimento de José Batista Marques Peralva, ilustre filho de tradicional família franciscana, exerceu vários cargos no Poder Executivo Municipal, inclusive Chefe de Gabinete. O PSF vai beneficiar a toda comunidade do bairro com atendimento médico, de odontologia, assistência social, enfermagem e outros. A inauguração será na Estrada do Gurujé, onde fica a unidade.

Além desta unidade, a gestão já entregou também as unidades de saúde do Socorro e Fazenda Macaco. A obra em Campinas foi feita com recursos do município, na ordem de aproximadamente R$ 500 mil. A unidade levará o nome de Maria José da Cruz, cuja indicação foi feito pela Câmara de Vereadores, pois a mesma foi uma importante parteira do município.

Histórico

Mais conhecida como D. Zezé, Maria José da Cruz nasceu em 09 de abril de 1927, na Fazenda São Lourença, em Campinas. Ela dedicou grande parte da vida a realização de partos e tinha prazer em servir as pessoas. Dona Zezé foi autodidata e aprendeu a fazer partos sozinha, tinha noções de enfermagem, obstetrícia, cozinha e costura, além de ser uma sambista nata.

Casou-se com Manoel Procópio, com quem teve 10 filhos: Antônio, Tereza, Edvaldo, Ana Maria, Rosângela, Rita, Maria Célia, Manoel, Amália e Luiz Alberto.

Maria José trabalhou no posto de saúde da sede. Ela teve câncer e, apesar do tratamento, não teve a resposta esperada, vindo a falecer em 28 de dezembro de 1985.

A sua imagem ficará para sempre guardada em nossa memória, pois ela deixou um grande exemplo de ser humano e pessoas que viveu para servir”, declararam a nora Marize Feliciano e a filha Tereza de Jesus Barbosa.