Campus dos Malês encerra a 8ª edição do Movimenta UNILAB

Durante cinco dias, a 8ª edição do Movimenta UNILAB, no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, promoveu  atividades e ações de artes, esportivas, mostras de cinema, oficinas, curso de fotografia, danças, roda de capoeira, dentre outras. A ação foi promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (PROEX) e teve o apoio da Comunidade Universitária da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) e da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ).

O último dia do Movimenta UNILAB, que aconteceu no dia 17 de fevereiro, contou com uma programação diversificada, como a oficina e aula de relaxamento, com o professor Marcus Vinnicius, além do Concurso de Fotografia “O Meu Jeito de Mudar o Mundo”, do projeto de extensão “Vivências e Cultura Nordestina”, da apresentação do grupo FJ Dance, da Oficina de Performance Negra (corpo, teatralidade e cena)  e da Mostra de Cinema Brasil – África, realizada no bairro de Santo Estevão.

Lauro José de Assumpção Rosa foi o grande vencedor do Concurso de Fotografia “o Meu Jeito de Mudar o Mundo” em três categorias. “É a primeira vez que eu participo de um concurso de fotografia e tive a graça de conseguir três prêmios. Isso me motiva para continuar fotografando”, declarou Assumpção.

Roseane Queiroz dos Santos, uma das integrantes do grupo FJ Dance, formado por jovens franciscanos, falou sobre a experiência de se apresentar pela primeira vez na universidade: “foi bem diferente se apresentar na UNILAB. Quando soubemos desse projeto pensamos em misturar na apresentação ritmos da cultura africana”.

Após o encerramento da 8ª edição do Movimenta UNILAB, o representante da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura da UNILAB, Reinaldo Pereira, fez um balanço positivo desses cinco dias de programação: “apesar da maioria dos alunos estarem em período de recesso, todas as atividades tiveram um bom aproveitamento e uma boa participação da comunidade interna e externa que também estava presente”.