Câncer e Doença Falciforme são temas de audiência pública na Câmara de Vereadores

audiência_21

“Para se prevenir é preciso ter conhecimento”, esse é o tema da audiência pública a ser realizada na Câmara Municipal de Vereadores de São Francisco do Conde, no dia 21 de agosto, quarta-feira, com o objetivo de prestar esclarecimentos à comunidade sobre enfermidades como câncer e a doença falciforme.

O evento terá início às 14h, com a formação da mesa solene. Em seguida, haverá palestras de Altair Lira – presidente da Federação Nacional dos Portadores de Anemia Falciforme; Maria Cândida Queiroz – coordenadora do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme; e Gildásio Cerqueira Daltro, professor da Universidade Federal da Bahia, médico e especialista no tratamento da doença. Os mesmos promoverão debates sobre: “Prevenções, Convênios e Assistência ao Paciente Falciforme”, respectivamente.

Na sequência, falarão sobre câncer os médicos: Laís Soares, Aristides Maltez Filho, Luciano da Rocha e José Walber. “Prevenção e Reconstituição Mamária” serão os temas abordados, que contarão com depoimentos. Também estará presente no evento o Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla.

A intenção do encontro é levar conhecimento a todos os munícipes que queiram se informar melhor e prevenir ou minimizar os efeitos das doenças, além de provar que o câncer tem cura e que o paciente pode levar uma vida normal tendo anemia falciforme.

Saiba mais:

O Câncer é uma doença genética que ocorre quando células normais sofrem mutações e se multiplicam de forma desordenada, invadindo tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Somente 10% dos casos de câncer são hereditários sendo os 90% restantes, casos esporádicos relacionados aos fatores de risco. Alguns tipos da doença têm cura, isso depende do tipo de tumor e do estágio em que o câncer for detectado.

A Doença Falciforme (anemia) é uma doença genética caracterizada por hemácias (glóbulos vermelhos) anormais. O ser humano tem 46 cromossomos sendo 23 de cada um dos pais e a doença é causada por uma alteração no cromossomo 11, que determina as características das hemácias. Para que haja anemia falciforme é necessário que a mãe e o pai tenham e transmitam o gene para criança. A doença é detectada através do famoso teste do pezinho realizado no bebê ou por meio do exame de eletroforese de hemoglobina.

Skip to content