Capela de Nossa Senhora da Conceição da Praia ganha mosaico especial

Mosaico

A Capela de Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada na orla marítima de São Francisco do Conde, está ganhando uma cara nova, isso porque o artista plástico Félix Sampaio criou um mosaico especial para a parte exterior do templo, dando destaque a parte de trás da capela. A entrega do mosaico pronto, que contempla a imagem da santa, será feita no próximo dia 08 de dezembro, data em que se homenageia Nossa Senhora da Conceição da Praia, uma das padroeiras do município.

A obra de arte está sendo oferecida à população sanfranciscana pelas empresas GOCIL, Viverde, Citeluz, LN Construtora, pelo Instituto Cardiológico da Bahia e pela MM Engenharia e conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal. O intuito é tornar ainda mais bonita a capela, engrandecendo o turismo e a cultura do município.

NossaSenhoradaConceição

A igreja é um patrimônio histórico e cultural de São Francisco do Conde. Ela foi construída por pescadores em meados do século XVIII, reformada em 2004 e é palco da festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a mais antiga festa religiosa do Brasil, realizada desde 1549, quando o primeiro Governador Geral, Tomé de Souza, iniciou sua devoção na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador.

No último domingo, 01 de dezembro, aconteceu um belo cortejo pelas ruas da cidade que terminou na frente da igreja para a tradicional lavagem. Com o intuito de festejar a Padroeira da Bahia, desde 29 de novembro estão sendo realizadas ações como: quermesses, shows, novena, alvorada e manifestações populares em São Francisco do Conde.

Essas ações seguem até o dia 08 de dezembro, que é a data em que se homenageia a santa. Toda a programação é organizada pela comunidade da Paróquia de São Gonçalo e filhos da cidade, apoiados pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo, Secretaria de Eventos, e Secretaria de Comunicação.