Caravana do IDJOVEM beneficia jovens franciscanos

Nesta sexta-feira (07), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ), de São Francisco do Conde, através do Departamento de Atenção à Juventude (DEJUV), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), levou para o bairro do Caípe de Baixo, a Caravana do IDJOVEM Bahia.

Jovens da localidade, tiveram a oportunidade de se cadastrar e emitir a identificação que garante meia-entrada em eventos artísticos-culturais e esportivos, gratuidade ou descontos de 50% em passagens interestaduais e isenção de pagamento de taxa na carteira de identidade estudantil.

A caravana, que também passou pelo centro da cidade ontem (06), pretende cadastrar aproximadamente 300 jovens durante esses dois dias de ação. “Hoje, a juventude franciscana é contemplada com essa iniciativa que fortalece cada vez mais as políticas públicas de juventude no município. O objetivo é ampliar esse atendimento para os jovens de toda a cidade. Quem não pôde comparecer durante esses dois dias, pode se dirigiraté a sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, que está localizada na Rua Raimundo Ribeiro, no horário das 08h às 14h, para realizar o cadastro e a emissão da carteira”, declarou a diretora do Departamento de Atenção à Juventude da SDHCJ, Iasmin Xavier.

O vice-prefeito e secretário de Governo, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), esteve presente e enfatizou a importância da ação para a juventude franciscana. “Quero parabenizar toda equipe envolvida nessa iniciativa, em nome da secretária de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, Luciana Araújo, e, sobretudo, ressaltar a importância da ampliação e continuidade dessa ação que visa oportunizar o acesso dos jovens aos espaços culturais, esportivos e de lazer. A gestão tem trabalhado em prol da juventude, por toda cidade, com diversas ações de incentivo e protagonismo da juventude franciscana”. Além do vice-prefeito, quem também esteve presente na ação foi o vereador Luís Alberto Santana Cruz, mais conhecido como Luís de Nem.

Sílvio Lacerda, que atualmente está à frente do Programa Estação Juventude – coordenando o IDjovem na Bahia, falou sobre a receptividade dos jovens franciscanos. “Chegamos no município e fomos muito bem recebidos. Percebemos o interesse da juventude nesse programa que de fato tem alcançado jovens em vulnerabilidade. Os jovens ficam encantados ao participarem dessa ação e de tantas outras que executamos. Não é só gerar uma carteira, se trata de garantias de direitos que foram conquistados graças a luta do movimento da juventude. Quero parabenizar a toda equipe que se empenhou para a realização da ação no município e aintenção é voltarmos outras vezes para gerar muito mais carteiras para a juventude franciscana”.

Além das equipes que compõem a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, a ação contou com a parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), através do CRAS do Caípe, e de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP).