Carnaval da paz em São Francisco do Conde

carnacultura1

O clima familiar era claro na segunda-feira de carnaval, 03 de março, em São Francisco do Conde.  As ruas tomadas por famílias, jovens, crianças e adultos, todos com o mesmo objetivo: se divertir em paz. “O Carnacultura de todas as cores” criou diversos espaços de integração para os munícipes: no Mercado Cultural, o samba garantiu a animação de todos com as bandas Poder do Samba e Samba Chula – Filhos da Pitangueira.

Para as crianças, animadores, palhaços e pinturas no rosto, na quadra da orla marítima. “Maravilhoso tudo isso aqui. Poder trazer meus filhos para cá esses dias é uma satisfação enorme. Aqui temos a possibilidade de ver eles se divertindo sem correr risco com a violência que tem em outras cidades durante o carnaval”, destaca Maria José, 34 anos, moradora da sede do município.

A tranquilidade citada pela sanfranciscana é traduzida pelos números apresentados pela Polícia Militar. De acordo com dados oficiais, durante os quatro primeiros dias de festa não houve ocorrências de violência. Apenas ações de combate a som alto nos carros e um veículo parado por furar o bloqueio da PM em alta velocidade. O condutor não tinha Carteira de Habilitação e o carro estava com documentação vencida.

Ao todo um efetivo de 30 policias distribuídos no circuito da festa garantindo a paz de todos. “Esse ano está ótimo, as pessoas estão participando mais e eu não podia deixar de vir trazer os meus netos para ver a cultura da nossa cidade. Aqui não tem violência, é um carnaval cultural, a gente pode andar tranquilo nas ruas. Trouxe meus três netos e não me preocupo porque sei que saio e chego com eles a hora que quiser, sem riscos”, enfatiza Wanda Araújo, 60 anos moradora do município.

A cultura foi a marca do carnaval de São Francisco do Conde. Ao longo do trajeto, representações de caretas, mandus, arrastão cultural passando pelas ruas da cidade, apresentações culturais em bairros como Caípe e Campinas, além do baile da Melhor Idade, com o Veteranos do Frevo e Rangel. E a grande novidade deste ano foi o Capabódromo, no Largo Maria do Benzê, com concurso de blocos carnavalescos, mascarados e grupos culturais.

Ainda teve trio elétrico parado ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com apresentação das bandas Domingos do Frevo, Saghaty e Mister Black. Quem pensa que para por ai está enganado, blocos carnavalescos também rodaram as ruas do município como o “As Vagabundas” que arrastava homens vestidos de mulher como Ubirajara Nascimento que há quatro anos aderiu a folia: “É sensacional esse bloco, aqui a gente se diverte, é irreverência e diversão garantida”, destaca.

O carnacultura homenageou em 2014 os precursores do carnaval no município: Durval Sales e Colibri – criadores do 1º trio elétrico da cidade, o Filhos do Mar; Mestre Mário – legítimo representante da capoeira no município; Mãe Carlita – representando os terreiros de religiões de matriz africana; Dona Nicinha – Reisado; Baiaco – campeão pelo Esporte Clube Bahia; Zenilda – fundadora do Bloco das Coroas; Luiz Carlos dos Santos Sacramento – a Nega Maluca; Maria de Benzê – famosa quituteira; Armando Oliveira Santos – idealizador de grandes bailes na cidade; além das Paparutas – famosas artistas da Ilha do Paty. Todos representados por bonecos como os de Olinda. Para Zenilda é uma satisfação enorme estar entre os homenageados. “Fazer parte desta homenagem é muito interessante. Há 14 anos eu estou à frente do bloco das Coroas e só tenho que agradecer e oferecer tudo isso as participantes do bloco”, enfatiza.

Ao longo do circuito foi montado um posto para distribuição de camisinha e informativos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), além de oferecer verificação de pressão arterial e de glicemia, curativos em casos leves e distribuição de kits de higiene para os barraqueiros.

Todo uma estrutura montada para os sanfranciscanos; mas a festa também contou com a participação de visitantes como Lucival Lopes, 30 anos, morador de Candeias que foi conferir a folia em São Francisco do Conde. “Cheguei agora a pouco e estou gostando da festa só acho que poderia ser feito um investimento em bandas melhores. Sei que as grandes bandas estão em Salvador, mas existem outras intermediárias que poderiam ser trazidas para o carnaval daqui”, ressalta.

Na terça-feira, 04 de março, a folia segue com arrastão pelas ruas, blocos carnavalescos, bailes, samba e muito mais.