Carnaval de São Francisco do Conde vai celebrar a cultura da sua gente

carnavalcultural

As cores das serpentinas e a alegria da tradição carnavalesca vão tomar conta de São Francisco do Conde durante o Carnacultura, carnaval cultural que acontecerá a partir da quinta-feira, 28 de fevereiro. Para dar conta de tanta animação vão ser oferecidos aos foliões dois circuitos oficiais: Durval Sales, com saída da entrada da cidade e circuito Mãe Carlita, com saída de São Bento das Lajes. O tema da festa é “Carnacultura de todas as cores” e a abertura oficial com a presença de autoridades será realizada no sábado, 02 de março.

O evento, que visa valorizar a cultura popular do município e resgatar a tradição da festa, vai celebrar a cultura, o entretenimento e o lazer com bailes, shows, concursos, desfiles, entre outros. A festa também homenageará os precursores do carnaval no município: Durval Sales e Colibri – criadores do 1º trio elétrico da cidade, o Filhos do Mar; Mestre Mário – legítimo representante da capoeira no município; Mãe Carlita – representando os terreiros de religiões de matriz africana; Dona Nicinha – Reisado; Baiaco – campeão pelo Esporte Clube Bahia; Zenilda – fundadora do Bloco das Coroas; Luiz Carlos dos Santos Sacramento – a Nega Maluca; Maria de Benzê – famosa quituteira; Armando Oliveira Santos – idealizador de grandes bailes na cidade; além das Paparutas – famosas artistas da Ilha do Pati. Eles estarão representados na festa através bonecões, como os vistos no Carnaval de Olinda.

Durante a farra momesca, vão acontecer: Concurso da Rainha do Carnaval e Rei Momo, a Bagunça da Cubamba, o Grito do Carnaval com o Reisado e, além disso, vai haver o Capabódromo, a Vila do Samba, Palco Baile e a Oficina de Caricaturas. Vai haver ainda a representação do Capadobe e figuras do cenário nacional como Neymar, Pelé, Ronaldinho e Galvão Bueno, em alusão a Copa do Mundo. A festa agregará diversão para todas as idades, pois a programação inclui ainda espaço dedicado às crianças, intitulado Baile Infantil, que vai contar com a presença de animadores para fazer brincadeiras, pinturas, distribuição de guloseimas e concurso de fantasias. A noite, a orla se transformará no Baile da Melhor Idade.

Skip to content