Carnaval nos distritos foi animado em São Francisco do Conde

carnval5

O Carnaval Cultural Alegria e Tradição de São Francisco do Conde foi marcado por muita animação na sede e nos bairros do município. A programação foi repleta de atrações e os moradores caíram na folia. No domingo, dia 07, em Santo Estevão, teve o tradicional bloco dos Melados, uma reunião de moradores que percorrem as ruas do bairro com charangas e utilizando tinta, farinha de trigo, cerveja, para jogar nos participantes do bloco.

“Esse grupo nasceu há mais ou menos 11 anos e é voltado para animação da comunidade e antes eram só homens. A gente se melava com lama do mangue e saia pelas ruas fazendo a animação da galera, aí foi aumentando o grupo e mudamos para carvão e depois para tinta e aí virou tradição para todo mundo, agora é criança, mulher, homem. Não tem zanga, não precisa ter policiamento porque aqui é só família”, declarou Juvenal Araújo, mais conhecido como Nal – presidente do bloco.

Moro aqui desde que nasci. O carnaval daqui de Santo Estevão é um carnaval comunitário, de pessoas compreensivas que só veem para o bloco para brincar e isso é maravilhoso. Aqui em Santo Estevão é o melhor Carnaval da Bahia”, disse a moradora do bairro, Cristiane Santos.

No Caípe de Baixo, a animação também foi garantida com um bloco de travestidos percorrendo as principais ruas do bairro; homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de homem fizeram a alegria dos que acompanhavam o bloco.  “O carnaval aqui está ótimo, eu sempre fico aqui no bairro e aproveito para curtir. Os moradores se reúnem todo ano para fazer a festa. Está tudo ótimo, a comunidade unida, assim que é bom”, ressaltou dona Vera Miranda, moradora do Caípe.

E a festa não parou por ai, ainda teve carnaval no bairro de Engenho de Baixo, com o grupo Samba é Nossa Arte, tocando num mini trio na nova orla do bairro. “Aqui não tinha carnaval, mas a comunidade com o tempo sentiu a necessidade de dar uma renovada e aí esse ano estamos aqui com essa festa. Eu dou nota nove a esse primeiro ano da festa, porque a organização está ótima, mas está faltando a participação de mais moradores. Mas no ano que vem com certeza será melhor”, concluiu a franciscana Edineuza dos Santos.

“Sinto a necessidade de estar representando os distritos e, por isso, a fim de trazer um momento de lazer para nossa comunidade tomei a iniciativa de preparar a festa aqui no bairro com o apoio da Prefeitura. Os moradores estão participando. 90% das pessoas que estão aqui são do bairro e estão altamente satisfeitos com o evento. No próximo ano, vamos dar continuidade a este trabalho”, declarou José Reis dos Santos, mais conhecido como Reizinho.

Enquanto isso na sede do município, a festa também rolou com as tradicionais caretas percorrendo as ruas da cidade e com as atrações no palco da Orla Marítima: Coral Juventude e Arte do Recôncavo, Chiquinho (atração infantil), Nosso Dengo, Adriano Reis, Marchinha Sujeito Novo, Mari Glayse e Rangel. E ainda teve festa nos trios com: Os Africanos, João Oxente, Samba Comunidade, Mister Black e City Black.

Skip to content