Caruru tradicional do Lindroamor será levado esse ano para o Pelourinho, em Salvador

Lindroamor_2

Velho conhecido do povo franciscano, o caruru do Lindroamor, de São Francisco do Conde, terá lançamento esse ano na capital baiana, no Pelourinho, na próxima quinta-feira, 11 de setembro, a partir das 15h. Um cortejo sairá do Centro de Cultura Popular Identitária – CCPI, próximo a Igreja do Rosário dos Pretos, em direção as ruas do Pelourinho, com retorno para o mesmo local realizando um peditório – esmola cantada.

Nosso objetivo é formalizar a abertura do caruru do Lindroamor em Salvador e contar com a colaboração dos comerciantes locais. Vamos sair de porta em porta recolhendo donativos para fazer o caruru no dia 27 aqui em São Francisco do Conde”, declara a presidente do grupo Lindroamor, Alva Célia.

O CCPI já realizou a divulgação com os comerciantes do local e todas as doações serão levadas a São Francisco do Conde para festa de São Cosme e Damião, organizada na cidade pelo Lindroamor. Os donativos recolhidos durante o peditório no Pelourinho serão: castanha, amendoim, gengibre, feijão fradinho, feijão branco, milho branco, arroz, milho alho e balas diversas.

O grupo cultural Lindroamor tem mais de 100 anos de fundação e é um velho conhecido da população local. Após anos desativado, em 1993, a sua tradição foi resgatada e para coroar os membros do grupo resolveram, a partir daí, todos os anos, oferecer este caruru aos moradores da cidade.

O caruru conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR e em 2014 também com a parceria do CCPI.