Casa de Mário Augusto Teixeira de Freitas será restaurada

ordem de serviço mario augusto

A manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, em São Francisco do Conde foi marcada  pela assinatura da Ordem de Serviço que irá dar início a recuperação da casa de Mário Augusto Teixeira de Freitas. A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A assinatura aconteceu em frente à casa do homenageado, que fica localizada na rua que leva o seu nome, na sede da cidade.

Estiveram presentes ao evento, secretários e vereadores do município, além de representantes do IBGE, do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico – IPHAN.

O IBGE tem uma grata satisfação de estar participando desta iniciativa de revitalização da Casa Mário Augusto Teixeira de Freitas. Quando totalmente concluído, esse museu irá imortalizar ainda mais o nosso Mario Augusto”, destaca o vice-diretor do IBGE na Bahia, Roberval Matos Rocha, representando o diretor do IBGE, Artur Ferreira da Silva Filho.

Para a secretária de Cultura, Sandra Pitanga, este é um momento histórico para o município. “Eu sei o quanto São Francisco do Conde precisava ter esse museu, com ele nós iremos fortalecer a cultura do nosso município”, finaliza.

O programa estrutural da ‘Casa Mário Augusto Teixeira de Freitas’ tem por objetivo transformá-la num Centro Cultural que irá reunir cerca de 120 acervos e será dividido por FOYER – onde os visitantes serão recepcionados; SALÃO DE CONSULTA E LEITURA – que abrigará uma mini biblioteca; MUSEU TEIXEIRA DE FREITAS – composto pelo acervo do próprio Teixeira de Freitas; SALA DE EXPOSIÇÃO – local onde acontecerão exposições de artes itinerantes; e, AGÊNCIA DE COLETA – destinada a atendimentos da demanda interna do IBGE.

O museu irá imortalizar a história de Mário Augusto. Nesse momento eu falo não só como prefeita, mas como a cidadã Rilza Valentim, que cresceu nessas ruas e acompanhou a história dessa casa. Hoje é um dos momentos mais importantes da minha vida, pois estamos dando início ao resgate histórico de um ícone da cultura do nosso município”, ressaltou a prefeita Rilza Valentim.Mário Augusto Teixeira de Freitas nasceu em São Francisco do Conde, em 31 de março de 1890, ingressou em 1908 na Diretoria Geral de Estatística do Ministério da Agricultura, Viação e Obras Públicas, onde promoveu numerosas pesquisas estatísticas, até então inéditas no país. Formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro e atuou em diversos setores.

No entanto, a criação máxima do pensamento e ação de Teixeira de Freitas foi, sem dúvida, o IBGE. Baseado em seu plano de cooperação interadministrativo entre as três esferas (federal, estadual e municipal) foi criado em 1934 e instalado em 1936 o Instituto Nacional de Estatística, o qual, a partir de 1938 passou a denominar-se Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).