Católicos homenageiam Santo Antônio

Stº Ant_

A comunidade católica de São Francisco do Conde homenageou Santo Antônio, no último sábado, dia 08 de junho. Nem a chuva que caiu desanimou os fiéis, que cantaram e louvaram na procissão que saiu do convento, batizado com o nome do santo, até a Praça Santa Cruz, onde participaram de shows de samba de roda e chorinho.

Santo Antônio é um dos ícones mais queridos do catolicismo e o dia consagrado a ele é 13 de junho. A fama de santidade levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica após seu falecimento. Ele é tido como um dos intelectuais mais notáveis do século XIII.

Quem era Santo Antônio
Primeiramente foi frade agostiniano, tendo entrado como noviço no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador, que o convidou também a pregar contra os albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e em seguida para Pádua, onde morreu entre 36 e 40 anos, por isso, ficou conhecido também como ‘Santo Antônio de Pádua’.

Foi considerado teólogo, místico, asceta e, sobretudo, um notável orador e grande taumaturgo. Santo Antônio é também tido como um dos intelectuais mais importantes de Portugal, do período pré-universitário. Tinha grande cultura, documentada pela coletânea dos sermões escritos que deixou, por meio dos quais fica evidente que estava familiarizado tanto com a literatura religiosa como com diversos aspetos das ciências profanas, referenciando-se em autoridades clássicas como Plínio, o Velho, Cícero, Séneca, Boécio, Galeno e Aristóteles, entre muitas outras. O seu grande saber tornou-o uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo.

Lecionou em universidades italianas e francesas e foi o primeiro Doutor Franciscano da Igreja. São Boaventura disse que “ele possuía a ciência dos anjos”. Hoje é visto como um dos grandes santos do catolicismo, recebendo larga veneração e sendo o centro de rico folclore.

Skip to content