CECBA promoveu IV Formação Educacional Escolar Quilombola na quinta (28)

IV Formação Educacional Escolar Quilombola 1

O Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA promoveu na última quinta-feira (28) a IV Formação Educacional Escolar Quilombola com a participação de alunos, professores, secretários municipais, vereador e representantes de órgãos do município. Na abertura, os alunos que participam do Mais Educação no CECBA fizeram apresentações de percussão e dança.

O CECBA sempre teve uma vocação para educação escolar quilombola. Ele está localizado em uma região que foi comunidade quilombola, que é o Monte Recôncavo, e foi criado para atender aos pais que moravam aqui e queriam que seus filhos estudassem aqui também. E ao longo dos anos percebemos que havia a necessidade de elevar a autoestima dos estudantes que moravam no Monte, que se sentiam discriminados em relação aos moradores da sede. Quando cheguei aqui 2013 encontrei uma escola agressiva, com alunos sem identidade e então iniciamos esse processo de formação para trabalhar em sala de aula as questões que envolvia a ancestralidade desta comunidade”, declarou a diretora do CECBA, Lélia Alves.

IV Formação Educacional Escolar Quilombola 21

A identidade da comunidade passou a fazer parte da grade curricular da escola e a partir de então os alunos começaram a entender as suas raízes e se autoafirmarem. “Nosso trabalho busca fazer com que nossos alunos compreendam qual o papel do negro na sociedade. Não queremos que esqueçam os seus ancestrais e sim que passem a superar toda história vivida por eles”, disse Alves.

O evento contou com uma mesa de debate composta por: Ana Christina Oliveira – secretária da Educação; o vereador Eliezer de Santana; secretário de Governo; Samuel Azevêdo – gerente do Departamento de Promoção da Igualdade Racial – DEPIR; Rubens Celestino – professor do CECBA; Joelton Sacramento – representando o secretário de Esportes e Lazer; assessor técnico do DEPIR – Domingos Ferreira; Adailton Agra – gerente de Atenção à Criança e ao Adolescente; e, o professor e mestrando em Educação e Contemporaneidade – José Marcelo Silva.

É uma alegria para gente saber que esta unidade escolar está trabalhando o peso que o negro tem no país e principalmente dentro desse município que é negro. O CECBA é a nossa referência dentro da rede na implantação da lei 10.639. Portanto, vocês têm a responsabilidade de puxar para si as discussões que envolvem a inserção dessa lei na grade curricular de todas as escolas do município”, declarou a secretária da Educação, Ana Christina Oliveira.

IV Formação Educacional Escolar Quilombola 32

A lei 10.639, de 1996, estabelece que para as instituições de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. No conteúdo programático deve estar presente: o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil.

O evento teve sequência com a palestra “A Interligação de Saberes e a Educação Quilombola”, ministrada pelo professor e mestrando em Educação e Contemporaneidade, José Marcelo Silva. E, em seguida, formaram-se grupos de trabalho e discussão acerca do tema.