Cidade Literária e do Samba acontece de 27 a 30 de novembro

Cidade_Literária

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através das secretarias municipais da Educação (SEDUC) e de Cultura (SECULT), realizará um evento que se tornará um marco para o município, denominado ‘Cidade Literária e do Samba’. Festividade, cultura, música, literatura e educação compõem a programação deste grandioso evento, que acontece de 27 a 30 de novembro, na Praça Maria do Benzê, estendendo-se ao Mercado Cultural e orla marítima.

A I Festa Literária faz parte do projeto institucional ‘Semeando Leitores: nos saberes da leitura’, que já promoveu diversas atividades ao longo do ano, como mostras literárias, rodas de leitura, recital público, sessões simultâneas de leitura, dentre outras. A programação da Festa conta com apresentações de dança, teatro e poesias feitas pelos próprios alunos do infantil a 8ª série. Contação de histórias; oficinas de artes e de leitura; exposição de livros e apresentação musical também compõem a extensa programação. O tema central é ‘Semeando Leitores’ e a ação incluirá atividades em stands que serão montados na orla marítima do município. As atividades começam dia 27 e vão até 30 de novembro, a partir das 8h30.

Já a I edição do Festival de Samba do Recôncavo renderá homenagens a um dos principais patrimônios culturais do Brasil – o samba. O evento visa reforçar a identidade histórico-cultural do samba do Recôncavo, as tradições e as potencialidades artísticas desta região. O Festival terá duração de três dias (27, 28 e 29) e será composto por dois momentos: no primeiro, haverá apresentações dos sambas das cidades que compõem o Recôncavo, possibilitando um intercâmbio; e o segundo terá apresentações de sambistas conhecidos nacionalmente, como Neguinho da Beija Flor, Juliana Ribeiro, Vânia Bárbara, Aloísio Menezes, Jô Teixeira e banda Cor do Brasil. Também vai haver um Workshop, no qual cada município irá retratar a história do ritmo em sua cidade, destacando os principais artistas e tornando públicas suas tradições. As apresentações acontecem a partir das 18 horas.

Cidade_Literária

PROGRAMAÇÃO DO I FESTIVAL DE SAMBA DO RECÔNCAVO:

Dia 27

Abertura – Samba de Roda com: Edil Pacheco, Neguinho da Beija Flor, Juliana Ribeiro, Vânia Bárbara, Aloísio Menezes, Jô Teixeira e banda Cor do Brasil

– Amigos do Samba

– Nativa de Arembepe (Camaçari)

– Suspiro do Iguape (Cachoeira)

– Samba Crioula

– Filhos de Araçatiba (São Sebastião do Passé)

– Raízes do Monte

– Acabei de Chegar (Santo Amaro)

– Samba Coral de Marisqueiras e Pescadores