Cinco grandes obras foram entregues somente no primeiro semestre de 2014

obras 2014 11

Desde o primeiro semestre de 2014, a população sanfranciscana foi beneficiada com serviços, equipamentos públicos e moradias dignas para os cidadãos, pois 5 novas obras foram entregues, entre reformas e construções a fim de garantir uma vida melhor e mais digna aos sanfranciscanos.

Saúde

Em março, a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde entregou as melhorias feitas no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima – HDACAL, que beneficiaram toda a comunidade, já que este é o único hospital municipal. Foram reformados: emergência, sala de primeiros socorros, consultório infantil, obstétrico e de ortopedia, observação masculina, feminina e infantil, sala de raio-X, nebulização, farmácia, banheiros e toda área física do hospital, que recebeu novos revestimentos, pavimentação, elétrica, rede de informática, sonorização e instalação de gases medicinais. Já na parte superior foram adequadas e reformadas as salas de pequenas cirurgias, parto normal, recuperação e conforto médico.  Além disso,  a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu recebeu ampliação e melhorias na estrutura como banheiros, copa e novos toldos para as ambulâncias e o paisagismo da área entorno.

Moradia

Na Habitação, 80 famílias mudaram de vida, através do Programa Sonho Meu, Minha Casa de Verdade, que realizou o sonho da casa própria para pessoas que viviam em más condições. 60 famílias passaram a viver melhor no Conjunto Habitacional João Carlos Silva Falcão, que fica localizado no bairro da Baixa Fria e mais 20 casas foram entregues no Monte Recôncavo, no Conjunto Francisco Batista dos Anjos. A Baixa Fria ganhou ainda uma nova área de lazer com a Praça Maria Cecília dos Prazeres e uma academia ao ar livre, dentro do conjunto habitacional.

Educação Superior

Uma nova história começou na cidade com o inicío das aulas presenciais da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). Estudantes brasileiros e de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique estão se graduando nas áreas de Bacharelado em Humanidades (BHU) e Letras/Língua Portuguesa. Ao todo 200 vagas foram oferecidas entre alunos brasileiros e estrangeiros.

Lazer e outros

Já no mês de maio, a comunidade da Nova São Francisco e população do entorno ganharam uma área de lazer e socialização com a Praça Edson Martins da Fonseca Peralva, um espaço que contempla parque infantil, mesas de jogos, acessibilidade para pessoas com deficiência e um gradio de fechamento com desenhos alusivos à Copa do Mundo, além de toda infraestrutura. Todas as obras foram realizadas 100% com recursos do município.

Buscando o bem-estar da sua população, a Prefeiturta firmou parceria com o Derba – Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia, responsável pela manutenção das rodovias baianas, para recuperação da BA- 522 e BA-523, através da operação “Tapa Buraco”. A BA-522 faz a ligação com a BR-324 ao município de Candeias. E a BA-523, por sua vez, liga Candeias a Madre de Deus e Candeias a São Francisco do Conde, passando pelos bairros de Jabequara e Caípe.