CINE SEDUC promove sessão especial para EJA

Na noite da última sexta-feira (11), o CINE SEDUC recebeu espectadores para lá de especiais: alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O projeto, que une cinema e aprendizagem, é uma realização da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Educação.

O CINE SEDUC teve sua estreia no dia 07 de abril e desde então têm exibido filmes com caráter educativo para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Dessa vez, os agraciados com a sessão de cinema, que acontece na sede da SEDUC, foram os estudantes da EJA das escolas Farias Dutra (Campinas), Três Marias (São Bento) e Antonina Olímpia (Drena/São Bento).

De acordo com a Gerente de Programas e Projetos da Secretaria da Educação, Celivalda Almeida,  “o Cine Seduc proporciona entretenimento e reflexão em temas relacionados com os eixos temáticos trabalhados nas escolas”. Ainda segundo ela, “do ponto de vista pessoal é gratificante o sorriso no rosto e a emoção que percebo em cada aluno depois das exibições. Eles também têm a possibilidade de visitar a SEDUC e se sentirem parte dessa casa”.

O filme exibido para os alunos da EJA foi Narradores de Javé, gravado no interior da Bahia pela cineasta Eliane Café. O longa conta a história de uma cidade ameaçada pela instalação de uma usina hidroelétrica e a tentativa de seus moradores salvá-la, através da escrita de cartas que  provam o seu o valor histórico.