Circuito Integrado de Ações: SEMAP levou ações de sensibilização para o Caípe de Baixo

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP,  promoveu as primeiras atividades do Circuito Integrado de Ações. O local escolhido para o início das ações foi o Caípe de Baixo.

Ao todo, foram 4 dias de atividades nessa primeira etapa, voltadas para a sensibilização da importância dos manguezais.

Foram parceiros do evento: a Secretaria de Esportes e Juventude – SEJUV, Secretaria da Educação – SEDUC, Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT e a Secretaria de Serviços, Conservação e Ordem Pública SESCOP. Além dessas também integraram a ação as empresas: HERA Ambiental e Embasa, bem como a Associações de Pescadores do Caípe de Baixo e Muribeca.

No primeiro dia do Circuito Integrado de Ações, em 27 de setembro, ocorreu uma palestra on-line em parceria com a Secretaria da Educação sobre a Importância Ecológica dos Manguezais e seus aspectos socioculturais. A ação foi ministrada pelo biólogo da SEMAP Marcelo Mizushima e o analista ambiental da HERA Ambiental, Rafael Ferreira.

Já nos dias 28, 29 e 30 de setembro,  as ações se concentraram no Caípe de Baixo.

A equipe dialogou com a comunidade, distribuindo material informativo reforçando a importância da preservação do manguezal para a comunidade, principalmente para pescadores e marisqueiras da região. Também houve um levantamento das principais queixas relacionadas à questão ambiental da população.

No dia 30 ocorreu o mutirão de limpeza do manguezal. Os resíduos recicláveis foram recolhidos em uma parceria com a empresa ASCOBA e os demais foram recolhidos pela MM Limpeza Urbana.